6 15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática essencial na educação infantil, pois estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas relacionados à diversidade e à inclusão, promovendo discussões sobre a BNCC. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma forma divertida de trabalhar com a coordenação motora e a socialização. As crianças podem cantar e dançar, enquanto aprendem sobre ritmos e movimentos. Essa atividade pode ser relacionada a conteúdos de música e cultura. Habilidade BNCC: EF15MU01.

3. Atividades de Artes Plásticas

Propor atividades de artes plásticas, como pintura e colagem, permite que as crianças expressem suas emoções e criatividade. Os professores podem utilizar materiais recicláveis, promovendo a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de plantas, ajuda as crianças a desenvolverem o pensamento crítico e a curiosidade. Essas atividades podem ser ligadas ao ensino de ciências. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Jogos de Memória

Os jogos de memória são ótimos para trabalhar a concentração e a memória das crianças. O professor pode criar cartões com figuras que representem letras, números ou animais, estimulando o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são uma excelente maneira de ensinar matemática e ciências de forma prática. As crianças podem medir ingredientes e observar reações químicas durante o preparo de receitas simples. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Brincadeiras ao Ar Livre

Propor brincadeiras ao ar livre, como esconde-esconde ou pega-pega, é fundamental para o desenvolvimento físico e social das crianças. Essas atividades promovem a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

8. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma estratégia eficaz para desenvolver o gosto pela leitura. O professor pode escolher livros que abordem temas do cotidiano das crianças, incentivando a participação e a reflexão. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular as crianças a criar suas próprias histórias em quadrinhos é uma forma de trabalhar a criatividade e a narrativa. Essa atividade pode ser integrada ao ensino de linguagem e artes. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Jogos de Construção

Os jogos de construção, como blocos e peças de montar, ajudam no desenvolvimento da coordenação motora e do raciocínio lógico. As crianças podem trabalhar em grupo para criar estruturas, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EF15MA02.