15 Ideias de Atividades (BNCC) voltando das férias

1. Roda de Conversa sobre as Férias

Inicie o retorno às aulas com uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências de férias. Essa atividade promove a interação e a escuta ativa, além de desenvolver a habilidade de expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de um Diário de Férias

Peça aos alunos que escrevam um diário sobre suas férias, descrevendo lugares visitados, pessoas conhecidas e atividades realizadas. Essa atividade estimula a escrita criativa e a reflexão sobre experiências pessoais. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mapa das Férias

Os alunos podem criar um mapa ilustrado das férias, marcando os lugares que visitaram e as atividades que realizaram. Essa atividade desenvolve habilidades de geografia e criatividade. Habilidade BNCC: EF15GE03.

4. Apresentação de Projetos de Férias

Organize uma apresentação onde os alunos compartilham um projeto ou atividade que realizaram durante as férias. Isso estimula a oratória e a capacidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre as experiências de férias dos alunos. Essa atividade pode ser feita em grupos e ajuda a desenvolver o trabalho em equipe e a memória. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir pequenos vídeos contando sobre suas férias. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15ET01.

7. Mural de Fotos

Peça aos alunos que tragam fotos das férias e montem um mural coletivo. Essa atividade promove a socialização e a valorização das experiências individuais. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Jogo de Memória com Histórias de Férias

Crie um jogo de memória utilizando histórias contadas pelos alunos. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a atenção. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em suas experiências de férias. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Debate sobre Aprendizados nas Férias

Promova um debate onde os alunos discutem o que aprenderam durante as férias, seja em viagens, cursos ou atividades. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Atividade de Leitura Compartilhada

Escolha livros que abordem temas de férias e promova uma leitura compartilhada. Essa atividade estimula o gosto pela leitura e a interpretação textual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

12. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma com notícias sobre suas férias. Essa atividade desenvolve a escrita jornalística e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP08.

13. Oficina de Artes com Temática de Férias

Realize uma oficina de artes onde os alunos criam obras inspiradas em suas férias. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR04.

14. Jogo de Role-Playing

Promova um jogo de role-playing onde os alunos representam situações vividas durante as férias. Essa atividade desenvolve a empatia e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR05.

15. Reflexão sobre o Retorno às Aulas

Finalize com uma atividade de reflexão sobre o retorno às aulas, onde os alunos compartilham suas expectativas e ansiedades. Essa atividade ajuda a criar um ambiente acolhedor e seguro. Habilidade BNCC: EF15LP09.