15 Ideias de Atividades (BNCC) volta às aulas ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave da BNCC

Uma atividade divertida e educativa que pode ser realizada no início do ano letivo é o jogo da memória. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras-chave relacionadas às habilidades da BNCC. Por exemplo, um cartão pode ter a habilidade “Identificar elementos da cultura local” (EF02HI01) e o outro pode conter uma imagem representativa. Essa atividade estimula a memorização e a compreensão dos conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano.

2. Mapa Mental sobre a BNCC

Os alunos podem desenvolver um mapa mental que represente as principais competências e habilidades da BNCC. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo fica responsável por uma área do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática ou Ciências. O código da habilidade pode ser incluído ao lado de cada conceito, como “Resolver problemas de adição e subtração” (EF02MA03). Essa atividade promove a colaboração e a organização do conhecimento.

3. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo onde registrarão suas experiências e aprendizados ao longo do ano letivo. A cada semana, eles devem escrever sobre uma habilidade da BNCC que aprenderam, como “Descrever características de seres vivos” (EF02CI01). Essa prática estimula a reflexão e a escrita, além de ajudar os alunos a se familiarizarem com os objetivos de aprendizagem.

4. Teatro de Fantoches sobre a BNCC

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que represente uma história relacionada a uma habilidade da BNCC. Por exemplo, a habilidade “Identificar e classificar formas geométricas” (EF02MA05) pode ser abordada através de uma narrativa divertida. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e o trabalho em equipe, além de tornar o aprendizado mais lúdico.

5. Quiz Interativo sobre a BNCC

Um quiz interativo pode ser uma ótima maneira de revisar as habilidades da BNCC. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar perguntas sobre as competências que aprenderão durante o ano, como “Reconhecer a importância da preservação ambiental” (EF02CI03). O quiz pode ser realizado em sala de aula, utilizando recursos digitais ou cartazes, promovendo a competição saudável e o aprendizado colaborativo.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos educativos que expliquem uma habilidade da BNCC. Por exemplo, “Identificar as partes de uma planta” (EF02CI02). Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e o uso de tecnologias, além de permitir que os alunos compartilhem seus conhecimentos com os colegas de forma dinâmica e envolvente.

7. Exposição de Trabalhos sobre a BNCC

Uma exposição de trabalhos pode ser organizada para que os alunos apresentem suas produções relacionadas às habilidades da BNCC. Cada aluno ou grupo pode escolher uma habilidade, como “Descrever o ciclo da água” (EF02CI04), e criar um painel informativo. Essa atividade promove a autonomia, a pesquisa e a apresentação em público, além de valorizar o trabalho dos alunos.

8. Caça ao Tesouro com Habilidades da BNCC

Uma caça ao tesouro pode ser uma atividade empolgante para revisar as habilidades da BNCC. Os alunos devem encontrar pistas que levam a diferentes locais da escola, onde encontrarão desafios relacionados a habilidades, como “Identificar a função de diferentes partes de um texto” (EF02LP01). Essa atividade promove o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a movimentação, tornando o aprendizado mais dinâmico.

9. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos que abordem uma habilidade da BNCC, como “Reconhecer a importância da diversidade cultural” (EF02HI02). Os cartazes podem ser expostos na sala de aula ou na escola, promovendo a conscientização sobre a habilidade e estimulando a pesquisa e a criatividade dos alunos. Essa atividade também pode ser feita em grupos, incentivando a colaboração.

10. Jogo de Tabuleiro sobre a BNCC

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios relacionados às habilidades da BNCC. Por exemplo, “Resolver problemas de multiplicação” (EF02MA04). Essa atividade estimula a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de tornar o aprendizado mais divertido e interativo.