15 Ideias de Atividades (BNCC) volta às aulas agosto

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave da BNCC

Uma atividade divertida que estimula a memória e o conhecimento sobre a BNCC é o jogo da memória. Os alunos podem criar pares de cartas com palavras-chave e definições relacionadas às habilidades da BNCC. Por exemplo, um par pode ser “Habilidade 1” e uma breve descrição dessa habilidade. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos.

2. Mapa Mental das Competências da BNCC

Os alunos podem desenvolver um mapa mental que represente as competências gerais da BNCC. Utilizando cartolina e canetas coloridas, eles devem ilustrar cada competência e suas inter-relações. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF02CI01, que incentiva a organização do conhecimento e a construção de significados.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas relacionados às habilidades da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver enredos que integrem as competências da BNCC.

4. Debate sobre Temas da Atualidade

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais que se relacionem com as competências da BNCC é uma excelente maneira de desenvolver o pensamento crítico. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos que expliquem conceitos relacionados à BNCC. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a utilização de diferentes mídias para a comunicação de ideias. Os vídeos podem ser apresentados para a turma ou compartilhados nas redes sociais da escola.

6. Jogos de Tabuleiro com Temas da BNCC

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem as competências da BNCC é uma forma lúdica de aprender. Os alunos podem criar perguntas e desafios que envolvam as habilidades da BNCC, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a resolução de problemas e a colaboração.

7. Criação de Blog Educativo

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre a BNCC. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de textos digitais. Os alunos podem discutir temas relevantes e interagir com a comunidade escolar através do blog.

8. Apresentação de Projetos Interdisciplinares

Os alunos podem desenvolver projetos interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento, baseando-se nas competências da BNCC. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a articulação de saberes de diferentes disciplinas. Os projetos podem ser apresentados em uma feira de ciências.

9. Atividades de Leitura e Interpretação de Textos

Realizar atividades de leitura e interpretação de textos que abordem as competências da BNCC é fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora. Os alunos podem discutir em grupos as ideias principais e fazer conexões com suas experiências, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a análise crítica de textos.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos que apresentem as principais habilidades da BNCC. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a comunicação visual. Os cartazes podem ser expostos na escola para informar a comunidade escolar sobre a BNCC.