15 Ideias de Atividades (BNCC) volta às aulas

1. Jogo da Memória com Habilidades da BNCC

Uma atividade divertida e educativa, onde os alunos criam um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes habilidades da BNCC. Os estudantes devem encontrar pares de habilidades que se complementam, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa e Matemática, e está alinhada com a habilidade EF15LP01 da BNCC.

2. Mapa Mental sobre a BNCC

Os alunos podem criar um mapa mental que resuma as principais competências e habilidades da BNCC. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização das informações, permitindo que os estudantes visualizem as conexões entre os conteúdos. A habilidade EF15MA02 pode ser trabalhada aqui, incentivando a construção de conhecimento de forma criativa e interativa.

3. Debate sobre a Importância da BNCC

Promova um debate em sala de aula onde os alunos discutem a importância da BNCC para a educação brasileira. Divida a turma em grupos e atribua diferentes pontos de vista para que cada grupo defenda sua posição. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e oratória, alinhando-se à habilidade EF15LP02.

4. Criação de um Blog sobre a BNCC

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre a BNCC. Essa atividade estimula a escrita criativa e a reflexão sobre o que aprenderam, além de desenvolver habilidades digitais. A habilidade EF15LP03 é trabalhada ao incentivar a produção textual e a utilização de plataformas digitais.

5. Teatro de Fantoches com Temas da BNCC

Os alunos podem criar um teatro de fantoches abordando temas relacionados à BNCC. Essa atividade permite que os estudantes explorem a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade EF15AR01 é contemplada, pois envolve a criação e a apresentação de uma obra teatral.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos que expliquem diferentes habilidades da BNCC. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e o uso de tecnologias, além de promover a comunicação. A habilidade EF15CI01 pode ser trabalhada, incentivando a exploração de temas científicos de forma lúdica e informativa.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a BNCC

Crie um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem responder questões relacionadas à BNCC. Essa atividade pode ser realizada em formato de quiz, promovendo a competição saudável e o aprendizado. A habilidade EF15LP04 é abordada, estimulando a leitura e a interpretação de textos.

8. Criação de Cartazes sobre a BNCC

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes competências da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover a exposição de ideias. A habilidade EF15AR02 é trabalhada ao incentivar a produção artística e a comunicação visual.

9. Entrevista com Educadores sobre a BNCC

Os alunos podem realizar entrevistas com educadores sobre suas experiências com a BNCC. Essa atividade desenvolve habilidades de escuta e comunicação, além de promover a reflexão sobre a prática pedagógica. A habilidade EF15LP05 é contemplada, incentivando a produção de textos orais e escritos.

10. Criação de um Jogo de Tabuleiro Temático

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que aborde as competências da BNCC. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, além de promover o aprendizado de forma lúdica. A habilidade EF15MA03 é trabalhada, incentivando o raciocínio lógico e a resolução de problemas.