15 Ideias de Atividades (BNCC) vôlei ensino fundamental

1. Jogo de Vôlei Adaptado

Uma atividade que promove a inclusão e a adaptação do vôlei para todos os alunos. Os alunos podem jogar em equipes mistas, utilizando uma rede mais baixa e uma bola mais leve. Essa atividade atende à habilidade EF15EF01 da BNCC, que propõe a prática de jogos e brincadeiras que promovam a inclusão.

2. Circuito de Habilidades

Crie um circuito com diferentes estações que envolvam habilidades específicas do vôlei, como saque, recepção e ataque. Os alunos devem passar por cada estação, praticando as habilidades e registrando seu desempenho. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15EF02, que enfatiza a prática de habilidades motoras em diferentes contextos.

3. Torneio de Vôlei

Organize um torneio de vôlei entre as turmas. Os alunos devem se dividir em equipes e competir em um formato de eliminação. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a competitividade saudável, alinhando-se à habilidade EF15EF03, que aborda a participação em competições e eventos esportivos.

4. Aula Teórica sobre Regras do Vôlei

Realize uma aula teórica onde os alunos aprendem as regras do vôlei. Utilize vídeos e demonstrações práticas para facilitar a compreensão. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF04, que propõe o conhecimento das regras e normas dos jogos.

5. Criação de Coreografias com a Bola

Os alunos podem criar coreografias utilizando a bola de vôlei, combinando movimentos de dança e técnicas do esporte. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15EF05, que incentiva a expressão artística e corporal.

6. Vôlei de Praia

Se possível, leve os alunos para uma aula de vôlei de praia. Essa atividade proporciona uma experiência diferente e divertida, além de ensinar sobre as variações do esporte. Está alinhada à habilidade EF15EF06, que propõe a vivência de diferentes modalidades esportivas.

7. Desafio de Saque

Realize um desafio onde os alunos devem acertar o saque em alvos posicionados na quadra. Essa atividade ajuda a desenvolver a precisão e o controle da bola, alinhando-se à habilidade EF15EF07, que aborda o desenvolvimento de habilidades específicas.

8. Jogo de Vôlei com Balões

Utilize balões para uma partida de vôlei. Essa atividade é ideal para iniciantes e ajuda a desenvolver a coordenação motora de forma lúdica. Está relacionada à habilidade EF15EF08, que propõe a prática de jogos adaptados e lúdicos.

9. Estudo de Jogadores Famosos

Os alunos podem pesquisar sobre jogadores de vôlei famosos e apresentar suas histórias e conquistas. Essa atividade estimula a pesquisa e o conhecimento sobre o esporte, alinhando-se à habilidade EF15EF09, que propõe a valorização de ídolos esportivos.

10. Vôlei com Revezamento

Crie uma atividade de revezamento onde os alunos devem passar a bola para seus colegas em um tempo determinado. Essa atividade promove a agilidade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15EF10, que aborda a importância do trabalho colaborativo.