15 Ideias de Atividades (BNCC) vogal A maternal

1. Atividade de Identificação de Sons da Vogal A

Esta atividade consiste em apresentar imagens de objetos que começam com a vogal A, como “abacate”, “avião” e “arara”. Os alunos devem identificar e nomear os objetos, reforçando a sonoridade da vogal. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a identificação de letras e sons em palavras.

2. Jogo da Memória com Palavras que Contêm a Vogal A

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras que possuem a vogal A. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o reconhecimento da vogal. A habilidade BNCC para esta atividade é EF15LP02, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

3. Pintura de Letras A

Os alunos receberão folhas com a letra A em diferentes tamanhos e estilos. Eles poderão pintar as letras, utilizando cores variadas, o que ajuda na fixação da forma da letra. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR01, que trata da expressão artística e da exploração de diferentes técnicas.

4. Criação de uma História com Palavras que Contêm a Vogal A

Os alunos devem criar uma pequena história utilizando palavras que contenham a vogal A. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de narrativas. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que aborda a produção de textos orais e escritos.

5. Caça-Palavras com a Vogal A

Prepare um caça-palavras com palavras que possuem a vogal A. Os alunos devem encontrar as palavras e, ao final, podem discutir o significado de cada uma. A habilidade BNCC para esta atividade é EF15LP04, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

6. Música com a Vogal A

Utilize músicas infantis que enfatizam a vogal A. Os alunos podem cantar e acompanhar com gestos, o que ajuda na fixação da sonoridade. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR02, que trata da apreciação musical e da expressão corporal.

7. Desenho de Animais que Começam com A

Peça aos alunos que desenhem animais que começam com a letra A, como “abelha” e “antílope”. Essa atividade estimula a criatividade e o reconhecimento da letra. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que envolve a produção de obras artísticas.

8. Jogo de Rimas com a Vogal A

Realize um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com palavras que contêm a vogal A. Essa atividade estimula o raciocínio e a linguagem. A habilidade BNCC para esta atividade é EF15LP05, que aborda a oralidade e a construção de rimas.

9. Montagem de Quebra-Cabeça com a Vogal A

Crie quebra-cabeças com imagens de objetos que começam com a vogal A. Os alunos devem montar as peças e, em seguida, nomear os objetos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que envolve a identificação de letras e palavras.

10. Contação de Histórias com Foco na Vogal A

Realize uma contação de histórias que enfatize palavras com a vogal A. Após a contação, os alunos podem discutir sobre a história e as palavras aprendidas. A habilidade BNCC para esta atividade é EF15LP07, que trata da interpretação e da análise de narrativas.