15 Ideias de Atividades (BNCC) vogal A educação infantil

1. Atividade de Reconhecimento da Vogal A

Uma atividade simples e eficaz para a educação infantil é o reconhecimento da vogal A. Os professores podem utilizar cartões com imagens de objetos que começam com a letra A, como “abacate”, “avião” e “arco-íris”. As crianças devem identificar e nomear as imagens, promovendo a associação entre a letra e o som. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC EF15LP01, que aborda o reconhecimento de letras e sons.

2. Jogo da Memória com Vogais

O jogo da memória é uma excelente forma de trabalhar as vogais, especialmente a vogal A. Os professores podem criar pares de cartões, um com a letra A e outro com imagens de palavras que começam com essa letra. As crianças devem encontrar os pares, o que ajuda a reforçar o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02 da BNCC, que incentiva a identificação de letras em diferentes contextos.

3. Contação de Histórias com a Vogal A

Contar histórias que enfatizam a vogal A é uma maneira envolvente de ensinar. Os educadores podem escolher livros que tenham várias palavras com a letra A e, durante a leitura, destacar essas palavras. Isso ajuda as crianças a ouvirem e reconhecerem a vogal em diferentes contextos. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que incentiva a apreciação de textos literários.

4. Criação de Cartazes com a Vogal A

Os alunos podem criar cartazes que contenham palavras e imagens que começam com a vogal A. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar o aprendizado da letra. Os professores podem incentivar as crianças a apresentarem seus cartazes para a turma, promovendo a habilidade de comunicação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04 da BNCC, que aborda a produção de textos.

5. Música e Dança com a Vogal A

Integrar música e dança é uma forma divertida de ensinar a vogal A. Os professores podem escolher músicas que tenham várias palavras com a letra A e criar uma coreografia simples. As crianças podem dançar e cantar, reforçando a memorização da letra. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que promove a apreciação e a criação artística.

6. Caça-Palavras com a Vogal A

Os professores podem criar um caça-palavras com palavras que contêm a vogal A. As crianças devem encontrar as palavras e, ao mesmo tempo, praticar a leitura. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de atenção e concentração, além de reforçar o reconhecimento da letra. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP05 da BNCC, que incentiva a leitura de diferentes gêneros textuais.

7. Desenho e Pintura de Objetos com a Vogal A

Uma atividade artística que envolve desenho e pintura pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem escolher objetos que começam com a letra A e desenhá-los. Após o desenho, podem pintar e apresentar suas obras para a turma. Essa atividade promove a expressão criativa e está alinhada à habilidade EF15AR02 da BNCC, que incentiva a criação artística.

8. Brincadeira de Rimas com a Vogal A

As rimas são uma excelente maneira de trabalhar a fonética. Os professores podem iniciar uma brincadeira onde as crianças devem encontrar palavras que rimam com “casa”, “pata” e “gata”. Essa atividade estimula a linguagem oral e a criatividade, além de reforçar o som da vogal A. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP06 da BNCC, que aborda a produção de rimas e poesias.

9. Jogo de Associação de Imagens e Palavras

Os educadores podem criar um jogo onde as crianças devem associar imagens de objetos que começam com a vogal A a suas respectivas palavras. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a interação social e o aprendizado colaborativo. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP07 da BNCC, que incentiva a associação entre escrita e imagem.

10. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos podem recortar imagens de revistas que começam com a vogal A e colá-las em um caderno. Essa atividade não só reforça o reconhecimento da letra, mas também desenvolve habilidades motoras finas. Os professores podem pedir que as crianças expliquem suas colagens, promovendo a expressão oral. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR03 da BNCC, que aborda a produção de trabalhos manuais.