15 Ideias de Atividades (BNCC) vogal A

1. Atividade de Identificação de Palavras com a Vogal A

Nesta atividade, os alunos devem identificar e listar palavras que contêm a vogal “A”. Os professores podem utilizar imagens de objetos que começam com a letra A, como “abacate”, “avó” e “arco-íris”, e pedir que os alunos escrevam as palavras correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01LP01, que trata da identificação de letras e sons.

2. Jogo de Memória com Imagens e Palavras

Os alunos podem participar de um jogo de memória onde devem combinar imagens de objetos que contêm a vogal “A” com suas respectivas palavras. Por exemplo, uma imagem de “abacaxi” deve ser combinada com a palavra “abacaxi”. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC EF01LP02, que envolve a leitura e a escrita de palavras simples.

3. Criação de Frases com Palavras da Vogal A

Os alunos serão desafiados a criar frases utilizando palavras que contêm a vogal “A”. O professor pode fornecer um conjunto de palavras e pedir que os alunos formem frases criativas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF01LP03, que aborda a construção de frases e a organização do pensamento.

4. Desenho e Escrita de Palavras com A

Cada aluno deve escolher uma palavra que contenha a vogal “A”, desenhar o objeto correspondente e escrever a palavra ao lado. Essa atividade estimula a criatividade e a associação entre imagem e texto, alinhando-se à habilidade BNCC EF01LP04, que enfatiza a relação entre a escrita e a representação gráfica.

5. Contação de Histórias com Palavras da Vogal A

Os alunos podem criar uma história em grupo utilizando palavras que contêm a vogal “A”. O professor pode iniciar a história e cada aluno deve adicionar uma frase que inclua uma palavra com a vogal “A”. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF01LP05, que envolve a produção de narrativas orais.

6. Bingo da Vogal A

Os alunos jogam bingo utilizando cartões que contêm palavras com a vogal “A”. O professor chama as palavras e os alunos devem marcar em seus cartões. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do aprendizado, alinhando-se à habilidade BNCC EF01LP06, que trata do reconhecimento de palavras em diferentes contextos.

7. Caça-Palavras com a Vogal A

Os alunos recebem uma folha com um caça-palavras que contém palavras com a vogal “A”. Eles devem encontrar e circular as palavras. Essa atividade é excelente para desenvolver a atenção e o reconhecimento de letras, conforme a habilidade BNCC EF01LP07, que aborda a leitura e a interpretação de palavras.

8. Música e Dança com a Vogal A

Os alunos podem aprender uma música que contenha várias palavras com a vogal “A” e criar uma dança para acompanhar. Essa atividade integra música e movimento, promovendo a habilidade BNCC EF01AR01, que envolve a apreciação e a criação artística.

9. Jogo de Rimas com a Vogal A

Os alunos devem encontrar palavras que rimem com palavras que contêm a vogal “A”. O professor pode iniciar com uma palavra e os alunos devem se revezar para encontrar rimas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01LP08, que trata da exploração de rimas e sonoridades na língua.

10. Criação de Cartazes com Palavras da Vogal A

Os alunos podem criar cartazes que apresentam palavras com a vogal “A”, ilustrando cada palavra com desenhos. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo a habilidade BNCC EF01LP09, que envolve a produção de textos visuais e a comunicação através de diferentes linguagens.