15 Ideias de Atividades (BNCC) visão educação infantil

1. Contação de Histórias Interativas

A contação de histórias é uma atividade essencial na educação infantil, pois estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Para torná-la ainda mais envolvente, os professores podem optar por histórias interativas, onde as crianças participam ativamente, fazendo perguntas e sugerindo finais alternativos. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a valorização da leitura e da oralidade.

2. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma excelente maneira de promover a socialização e o desenvolvimento motor das crianças. Atividades como “Ciranda Cirandinha” ou “A Roda do Silêncio” ajudam a desenvolver habilidades de escuta e atenção, além de promover a interação entre os alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02EF01, que enfatiza a importância do brincar na educação infantil.

3. Atividades de Artes Visuais

Propor atividades de artes visuais, como pintura, colagem e modelagem, permite que as crianças expressem suas emoções e desenvolvam a coordenação motora. Os professores podem criar um projeto onde cada criança contribui com uma parte de uma grande obra coletiva, promovendo o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a expressão artística.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de plantas, pode despertar a curiosidade das crianças sobre o mundo ao seu redor. Os professores devem incentivar perguntas e observações, promovendo um ambiente de aprendizado ativo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI01, que estimula a investigação e a curiosidade científica.

5. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento nas aulas é uma forma eficaz de desenvolver habilidades motoras e rítmicas. Os professores podem criar coreografias simples ou jogos musicais que incentivem a participação de todos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MU01, que valoriza a expressão musical e corporal.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular as crianças a criar suas próprias histórias em quadrinhos pode ser uma forma divertida de trabalhar a escrita e a narrativa. Os alunos podem desenhar e escrever suas histórias, desenvolvendo a criatividade e a habilidade de contar histórias. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que propõe a produção de textos diversos.

7. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar permite que as crianças aprendam sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Os professores podem organizar um pequeno jardim na escola, onde as crianças possam plantar e cuidar das plantas, promovendo a responsabilidade e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI02, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro educativos são uma ótima maneira de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e resolução de problemas. Os professores podem introduzir jogos que abordem temas como matemática, geografia ou ciências, tornando o aprendizado mais lúdico. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15MA01, que enfatiza o desenvolvimento do pensamento matemático.

9. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária com as crianças pode ser uma forma divertida de ensinar sobre medidas, ingredientes e a importância de uma alimentação saudável. Os professores podem organizar uma “oficina de culinária”, onde as crianças aprendem a preparar receitas simples. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA03, que aborda a prática de medidas e quantidades.

10. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral das crianças. Os professores podem criar um pequeno palco e incentivar os alunos a criar suas próprias histórias e personagens. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que valoriza a expressão artística e a dramatização.