15 Ideias de Atividades (BNCC) violência doméstica

1. Roda de Conversa sobre Violência Doméstica

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam discutir o tema da violência doméstica. Utilize a habilidade BNCC EF09CG04, que aborda a análise crítica de informações e a construção de opiniões fundamentadas. Os alunos podem compartilhar suas percepções sobre o tema, ouvindo diferentes pontos de vista e refletindo sobre a importância do respeito nas relações interpessoais.

2. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os tipos de violência doméstica e suas consequências. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF09LP03, que envolve a produção de textos em diferentes suportes. Os cartazes devem ser expostos na escola, promovendo a conscientização entre os colegas e a comunidade escolar.

3. Teatro do Oprimido

Utilize a técnica do Teatro do Oprimido para que os alunos encenem situações de violência doméstica e explorem alternativas de resolução. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09AR05, que incentiva a expressão artística e a reflexão sobre temas sociais. Os alunos podem discutir as cenas apresentadas e propor soluções para os conflitos retratados.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos que abordem a violência doméstica, utilizando a habilidade BNCC EF09LP05, que trata da produção de textos audiovisuais. Os vídeos podem incluir entrevistas, dramatizações ou depoimentos, e devem ser compartilhados nas redes sociais da escola para ampliar o alcance da mensagem.

5. Debate sobre Leis de Proteção

Organize um debate sobre as leis que protegem as vítimas de violência doméstica, utilizando a habilidade BNCC EF09CI05, que envolve a análise de questões sociais e políticas. Os alunos devem pesquisar sobre as leis existentes, como a Lei Maria da Penha, e discutir sua importância e eficácia na proteção das vítimas.

6. Criação de um Blog sobre Violência Doméstica

Os alunos podem criar um blog onde publiquem artigos, relatos e informações sobre violência doméstica. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09LP01, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros. O blog pode servir como um espaço de reflexão e conscientização, além de permitir a interação com a comunidade.

7. Análise de Músicas e Letras

Proponha que os alunos analisem músicas que abordam a violência doméstica, utilizando a habilidade BNCC EF09LP02, que trata da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais. Os alunos podem discutir as mensagens contidas nas letras e como elas refletem a realidade social, além de criar suas próprias letras de música sobre o tema.

8. Produção de Poemas e Contos

Estimule os alunos a escrever poemas ou contos que abordem a temática da violência doméstica, utilizando a habilidade BNCC EF09LP04, que envolve a criação de textos literários. Os alunos podem apresentar suas produções em um sarau literário, promovendo a reflexão sobre o tema de forma criativa e artística.

9. Pesquisa sobre Dados Estatísticos

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre dados estatísticos relacionados à violência doméstica em sua região, utilizando a habilidade BNCC EF09MA03, que envolve a coleta e análise de dados. Os resultados podem ser apresentados em gráficos e tabelas, promovendo uma discussão sobre a realidade enfrentada pelas vítimas e a importância de políticas públicas de proteção.

10. Criação de um Jogo Educativo

Desenvolva um jogo educativo que ensine sobre os direitos das vítimas de violência doméstica e como buscar ajuda. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09ET01, que envolve a criação de soluções tecnológicas. O jogo pode ser digital ou físico, e deve estimular o aprendizado de forma lúdica e interativa.