15 Ideias de Atividades (BNCC) vertebrados e invertebrados

1. Observação de Animais Vertebrados e Invertebrados

Os alunos podem realizar uma atividade de observação em campo, onde deverão identificar e classificar diferentes espécies de animais vertebrados e invertebrados. Essa atividade pode ser realizada em parques, jardins ou até mesmo em casa. Os alunos deverão anotar características como habitat, alimentação e comportamento dos animais observados. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI01.

2. Criação de Cartazes Educativos

Os estudantes podem criar cartazes informativos sobre os principais grupos de vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes) e invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, entre outros). Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a troca de informações entre os alunos. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI02.

3. Jogo de Memória com Animais

Desenvolver um jogo de memória utilizando cartas que representem diferentes vertebrados e invertebrados. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e, ao mesmo tempo, aprender sobre as características de cada grupo. Essa atividade é lúdica e ajuda na fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI03.

4. Experimentos com Habitat

Os alunos podem criar mini-habitats em garrafas PET para observar o desenvolvimento de pequenos invertebrados, como minhocas ou lesmas. Essa atividade permite que os alunos compreendam a importância do habitat para a sobrevivência dos seres vivos. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI04.

5. Pesquisa sobre Animais em Extinção

Os estudantes devem realizar uma pesquisa sobre vertebrados e invertebrados ameaçados de extinção, apresentando suas descobertas em sala de aula. Essa atividade promove a conscientização sobre a preservação das espécies e o impacto das ações humanas no meio ambiente. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI05.

6. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem manter um diário de campo onde registram observações diárias sobre animais que encontram em seu entorno. Essa atividade estimula a observação atenta e a reflexão sobre a biodiversidade local. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI06.

7. Montagem de um Mapa Conceitual

Os estudantes podem criar um mapa conceitual que relacione os diferentes grupos de vertebrados e invertebrados, incluindo exemplos de cada um. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as relações entre os grupos. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI07.

8. Debate sobre a Importância dos Animais

Promover um debate em sala de aula sobre a importância dos vertebrados e invertebrados para o ecossistema. Os alunos devem se preparar com argumentos e informações que sustentem suas opiniões. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e trabalho em grupo. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI08.

9. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre um grupo específico de vertebrados ou invertebrados, abordando suas características, habitat e importância ecológica. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI09.

10. Visita a um Zoológico ou Aquário

Organizar uma visita a um zoológico ou aquário, onde os alunos poderão observar diferentes espécies de vertebrados e invertebrados. Após a visita, os alunos devem elaborar um relatório com suas observações e aprendizados. Habilidade BNCC: Ciências – EF02CI10.