15 Ideias de Atividades (BNCC) vertebrados

1. Jogo de Memória com Conceitos da BNCC

Uma atividade lúdica que pode ser aplicada em sala de aula é o jogo de memória, onde os alunos devem encontrar pares de cartas que contenham conceitos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa atividade estimula a memorização e a compreensão dos conteúdos abordados. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas relevantes da BNCC, como cidadania e meio ambiente. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão escrita, além de permitir que os alunos explorem diferentes narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais atuais, como desigualdade e direitos humanos, pode ser uma excelente forma de engajar os alunos. Essa atividade promove o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15CI01.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos educativos sobre temas da BNCC, utilizando recursos audiovisuais para explicar conceitos. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15MA03.

5. Mapa Conceitual sobre a História do Brasil

Uma atividade que pode ser realizada é a construção de um mapa conceitual sobre a história do Brasil, onde os alunos organizam informações de forma visual. Isso ajuda na compreensão das relações entre os eventos históricos. Habilidade BNCC: EF15HI01.

6. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Os alunos podem formular hipóteses e testar suas ideias, promovendo a investigação. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Criação de Blog Educativo

Os alunos podem criar um blog educativo onde compartilham suas pesquisas e reflexões sobre temas da BNCC. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e de uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Teatro de Fantoches

Uma atividade divertida é a criação de um teatro de fantoches, onde os alunos encenam histórias que abordam temas da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15AR01.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos da BNCC pode ser uma forma divertida de revisar o que foi aprendido. Os alunos podem trabalhar em equipes, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP03.

10. Pesquisa de Campo

Os alunos podem realizar uma pesquisa de campo sobre a biodiversidade local, coletando dados e informações que serão discutidos em sala de aula. Essa atividade promove a observação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15CI03.

11. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos que sintetizem informações sobre temas da BNCC, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade desenvolve a capacidade de síntese e o uso de recursos visuais. Habilidade BNCC: EF15MA04.

12. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos da BNCC pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem criar as regras e os conteúdos do jogo, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

13. Análise de Documentos Históricos

Os alunos podem analisar documentos históricos, como cartas e fotos, para entender melhor o contexto de diferentes épocas. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação e análise crítica. Habilidade BNCC: EF15HI02.

14. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre temas da BNCC, discutindo e entrevistando colegas sobre suas opiniões. Essa atividade estimula a comunicação e o uso de tecnologias. Habilidade BNCC: EF15LP07.

15. Elaboração de Projetos de Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver projetos que visem a sustentabilidade, propondo soluções para problemas ambientais locais. Essa atividade promove a consciência ambiental e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15CI04.