15 Ideias de Atividades (BNCC) verbos 3º ano

1. Jogo dos Verbos

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de tabuleiro onde os alunos devem conjugar verbos em diferentes tempos verbais. Os alunos podem trabalhar em grupos, criando suas próprias regras e desafios. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e a produção de textos orais e escritos.

2. Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando verbos de ação. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos verbos em contextos narrativos. A habilidade EF15LP03 é contemplada, pois envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Caça-Palavras de Verbos

Crie um caça-palavras com verbos que os alunos devem encontrar. Após a atividade, discuta o significado de cada verbo encontrado. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP04, que se refere à ampliação do vocabulário.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches onde cada personagem deve usar verbos em suas falas. Essa atividade promove a oralidade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais.

5. Verbos em Ação

Organize uma atividade onde os alunos devem representar verbos através de mímicas. Os colegas devem adivinhar qual verbo está sendo representado. Essa dinâmica estimula a habilidade EF15LP06, que envolve a interpretação de diferentes formas de linguagem.

6. Música dos Verbos

Os alunos devem criar uma canção utilizando verbos. Essa atividade pode ser feita em grupos e os alunos podem apresentar suas músicas para a turma. A habilidade EF15LP07 é trabalhada, pois envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

7. Verbos em Imagens

Peça aos alunos que tragam imagens que representem verbos e que expliquem o que cada uma delas representa. Essa atividade estimula a habilidade EF15LP08, que envolve a leitura e interpretação de imagens.

8. Diário de Verbos

Os alunos devem manter um diário onde escrevem sobre suas atividades diárias utilizando verbos no passado. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos narrativos.

9. Verbos em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo escolha um verbo para criar uma apresentação. Eles devem explicar o significado e usar o verbo em diferentes contextos. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP10, que envolve a produção e a apresentação de textos orais.

10. Jogo da Memória com Verbos

Crie um jogo da memória onde os alunos devem encontrar pares de verbos e suas conjugações. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre os verbos e está alinhada com a habilidade EF15LP11, que envolve a leitura e a escrita de palavras e frases.

11. Verbos em Vídeo

Os alunos podem gravar pequenos vídeos onde utilizam verbos em diferentes situações. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos em diferentes mídias.

12. Cartazes de Verbos

Os alunos devem criar cartazes ilustrativos com verbos e suas definições. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento e promove a habilidade EF15LP13, que envolve a produção de textos informativos.

13. Verbos e Emoções

Peça aos alunos que escolham verbos que representem emoções e que expliquem como cada verbo se relaciona com uma emoção específica. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP14, que envolve a interpretação de textos e contextos.

14. Verbos em Contos

Os alunos devem escrever um conto curto utilizando uma lista de verbos fornecida. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF15LP15, que envolve a produção de textos narrativos.

15. Verbos e Desenhos

Os alunos podem desenhar cenas que representem verbos em ação. Após a atividade, cada aluno deve apresentar seu desenho e explicar o verbo representado. Essa atividade promove a habilidade EF15LP16, que envolve a produção e interpretação de textos visuais.