15 Ideias de Atividades (BNCC) variação linguística ensino médio

1. Análise de Dialetos Regionais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os diferentes dialetos presentes no Brasil, identificando características fonéticas, lexicais e gramaticais. Essa atividade pode incluir entrevistas com falantes nativos de diferentes regiões e a apresentação dos resultados em sala de aula. Habilidade BNCC: EF15LP12.

2. Criação de um Dicionário de Gírias

Os estudantes podem coletar gírias utilizadas em diferentes contextos sociais e criar um dicionário ilustrado. Essa atividade estimula a pesquisa e a reflexão sobre a variação linguística e suas implicações sociais. Habilidade BNCC: EF15LP13.

3. Debate sobre Linguagem e Identidade

Promover um debate em sala de aula sobre como a linguagem reflete a identidade cultural e social dos indivíduos. Os alunos podem trazer exemplos de como a linguagem varia em diferentes grupos sociais. Habilidade BNCC: EF15LP14.

4. Estudo de Textos Literários Regionais

Selecionar obras de autores de diferentes regiões do Brasil e analisar como a variação linguística se manifesta nos textos. Os alunos podem discutir as influências culturais e sociais presentes nas obras. Habilidade BNCC: EF15LP15.

5. Produção de Vídeos sobre Variação Linguística

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando a variação linguística em sua região, incluindo entrevistas e exemplos práticos. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias. Habilidade BNCC: EF15LP16.

6. Jogo de Palavras Cruzadas com Variações Linguísticas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas que inclua termos de diferentes dialetos e gírias. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar e resolver as palavras cruzadas, promovendo o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP17.

7. Análise de Músicas e Letras

Os alunos podem escolher músicas de diferentes gêneros e regiões, analisando as letras em termos de variação linguística. Essa atividade pode incluir discussões sobre o contexto cultural das músicas. Habilidade BNCC: EF15LP18.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem criar histórias em quadrinhos que representem diferentes variações linguísticas, utilizando personagens de diferentes regiões. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP19.

9. Pesquisa sobre Línguas Indígenas

Os alunos podem investigar sobre as línguas indígenas do Brasil, suas características e a importância da preservação cultural. A atividade pode culminar em uma apresentação sobre as descobertas. Habilidade BNCC: EF15LP20.

10. Criação de um Blog sobre Variação Linguística

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham suas pesquisas e reflexões sobre a variação linguística. Essa atividade promove a escrita e o uso de plataformas digitais para disseminação de conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP21.