15 Ideias de Atividades (BNCC) variação linguística EJA

1. Análise de Textos Regionais

Proponha aos alunos a leitura de textos que representem diferentes regiões do Brasil, como contos, crônicas e poesias. Após a leitura, promova uma discussão sobre as variações linguísticas presentes nos textos, destacando expressões e vocabulários típicos de cada região. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Diálogos

Os alunos devem criar diálogos que reflitam diferentes contextos sociais e culturais, utilizando variações linguísticas. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo representa uma região do Brasil. Os diálogos devem ser apresentados em sala, permitindo que os alunos identifiquem as diferenças linguísticas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP06, que trata da produção de textos orais.

3. Jogo de Sinônimos e Antônimos

Desenvolva um jogo em que os alunos devem encontrar sinônimos e antônimos de palavras comuns em diferentes regiões do Brasil. Essa atividade pode ser feita em formato de quiz, onde os alunos competem para ver quem consegue identificar mais variações linguísticas. A habilidade BNCC EF15LP07 é contemplada, pois envolve o uso de vocabulário diversificado.

4. Entrevistas com Moradores Locais

Os alunos podem realizar entrevistas com moradores de suas comunidades, buscando entender como a linguagem varia entre diferentes grupos sociais. As entrevistas devem ser gravadas e transcritas, permitindo uma análise posterior das variações linguísticas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a produção de textos orais e escritos.

5. Produção de Vídeos

Proponha que os alunos criem vídeos curtos abordando temas de sua escolha, utilizando variações linguísticas que representam suas identidades culturais. Os vídeos podem ser compartilhados com a turma, promovendo uma discussão sobre as diferentes formas de expressão. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP09, que trata da produção de textos multimídia.

6. Análise de Músicas

Escolha músicas de diferentes regiões do Brasil e analise as letras com os alunos. Discuta as variações linguísticas presentes nas canções e como elas refletem a cultura local. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a análise de diferentes formas de linguagem.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que representem situações do cotidiano, utilizando variações linguísticas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de permitir a análise das diferenças linguísticas. A habilidade BNCC EF15LP11 é contemplada, pois envolve a produção de textos visuais.

8. Debate sobre Variações Linguísticas

Organize um debate em sala de aula sobre a importância das variações linguísticas e como elas enriquecem a língua portuguesa. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, promovendo uma discussão saudável. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP12, que envolve a argumentação em textos orais.

9. Criação de Dicionário Regional

Os alunos podem criar um dicionário que compile palavras e expressões típicas de suas regiões. Esse dicionário pode incluir definições e exemplos de uso, promovendo o reconhecimento das variações linguísticas. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP13, que trata da produção de textos informativos.

10. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolva um jogo de palavras cruzadas que inclua termos e expressões de diferentes regiões do Brasil. Os alunos devem pesquisar e preencher as palavras, promovendo o aprendizado de novas variações linguísticas de forma lúdica. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP14, que envolve o uso de vocabulário diversificado.