15 Ideias de Atividades (BNCC) valores na educação infantil

1. Jogo da Empatia

O Jogo da Empatia é uma atividade que visa desenvolver a habilidade de se colocar no lugar do outro. As crianças são divididas em grupos e recebem cartões com diferentes situações emocionais. Cada grupo deve discutir e apresentar como se sentiriam na situação apresentada, promovendo a compreensão e o respeito às emoções alheias. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15LP01, que trata da expressão e compreensão de sentimentos.

2. Contação de Histórias com Valores

Utilizar contos que abordem valores como amizade, respeito e solidariedade é uma excelente forma de ensinar esses conceitos. Após a contação, as crianças podem discutir o que aprenderam e como podem aplicar esses valores em suas vidas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EF15LP02, que envolve a interpretação de narrativas e a reflexão sobre comportamentos.

3. Oficina de Artes: Criando Cartazes de Valores

Nesta atividade, as crianças criam cartazes que representam valores importantes, como honestidade e respeito. Elas podem usar recortes de revistas, desenhos e colagens. Ao final, cada grupo apresenta seu cartaz e explica o valor escolhido. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR01, que envolve a expressão artística e a comunicação de ideias.

4. Dinâmica do “Círculo de Valores”

Os alunos se sentam em um círculo e cada um deve compartilhar um valor que considera importante. Após cada compartilhamento, o grupo pode discutir como esse valor pode ser aplicado no dia a dia. Essa atividade promove a oralidade e o respeito às opiniões dos colegas, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP03, que trata da interação e do diálogo.

5. Jogo de Tabuleiro dos Valores

Crie um tabuleiro onde cada casa representa um valor. Ao cair em uma casa, a criança deve explicar o valor e dar um exemplo de como pode ser praticado. Essa atividade estimula o aprendizado lúdico e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP04, que envolve a construção de conhecimento por meio de jogos.

6. Teatro de Fantoches: Valores em Ação

As crianças podem criar fantoches e encenar pequenas peças que abordem situações que envolvem valores. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão, além de promover discussões sobre as lições aprendidas. Está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR02, que envolve a dramatização e a reflexão sobre comportamentos.

7. Mapa dos Valores

As crianças podem criar um mapa que represente os valores que consideram importantes em sua comunidade. Elas podem desenhar ou colar imagens que simbolizem esses valores e apresentar para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15GE01, que envolve a compreensão do espaço e da sociedade.

8. Roda de Conversa sobre Diversidade

Promova uma roda de conversa onde as crianças possam compartilhar suas experiências e aprender sobre a diversidade cultural. Essa atividade estimula o respeito e a aceitação das diferenças, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15CI01, que trata da valorização da diversidade.

9. Jogo do Respeito

Crie um jogo onde as crianças devem identificar comportamentos respeitosos e desrespeitosos em diferentes situações. Elas podem discutir em grupos e apresentar suas conclusões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15LP05, que envolve a análise de comportamentos e a promoção do respeito.

10. Criação de um Livro Coletivo de Valores

As crianças podem colaborar para criar um livro que reúna histórias, desenhos e reflexões sobre valores. Cada criança pode contribuir com uma página, e o livro pode ser lido em sala de aula. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15LP06, que envolve a produção de textos coletivos e a valorização da escrita.