15 Ideias de Atividades (BNCC) valores humanos educação infantil

1. Jogo da Empatia

O Jogo da Empatia é uma atividade que visa desenvolver a habilidade de se colocar no lugar do outro. Os alunos são divididos em grupos e recebem cartões com diferentes situações emocionais. Cada grupo deve discutir como se sentiriam se estivessem na situação apresentada e compartilhar suas reflexões com a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (Educação Infantil) EI03CG03, que aborda a expressão de sentimentos e emoções.

2. Contação de Histórias sobre Valores

A contação de histórias é uma prática poderosa para transmitir valores humanos. Escolha livros que abordem temas como amizade, respeito e solidariedade. Após a leitura, promova uma discussão em grupo sobre os valores apresentados na história e como eles podem ser aplicados no dia a dia. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03EF01, que estimula a apreciação de diferentes narrativas.

3. Atividade de Desenho Coletivo

Proponha uma atividade de desenho coletivo onde as crianças devem criar uma mural que represente valores como a paz e a amizade. Cada aluno pode contribuir com uma parte do desenho, e ao final, todos devem apresentar suas contribuições e explicar o que cada elemento representa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF02, que incentiva a expressão artística e a colaboração.

4. Dinâmica do “Eu Sou”

Nesta dinâmica, cada criança deve se apresentar e compartilhar algo que considera importante sobre si mesma, como um valor que acredita ter. Isso promove a autoestima e o respeito pelas diferenças. A atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CG01, que trata do reconhecimento da própria identidade e do outro.

5. Oficina de Música e Valores

Realize uma oficina de música onde as crianças possam criar letras de músicas que falem sobre valores humanos. Após a criação, as músicas podem ser apresentadas em um pequeno show. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EI03EF03, que envolve a apreciação e a produção musical.

6. Jogo do Respeito

Crie um jogo de tabuleiro onde as casas representam diferentes situações que exigem respeito e empatia. Ao cair em uma casa, a criança deve compartilhar como agiria naquela situação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG02, que trata da convivência respeitosa.

7. Plantando Valores

Organize uma atividade de jardinagem onde as crianças plantam sementes e discutem o que cada planta representa em termos de valores, como cuidado e paciência. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03EF04, que envolve o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento de valores.

8. Teatro de Fantoches

Utilize fantoches para encenar histórias que abordem dilemas morais e valores humanos. Após a apresentação, promova uma discussão sobre as escolhas feitas pelos personagens e suas consequências. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF05, que estimula a reflexão sobre ações e suas implicações.

9. Caça ao Tesouro dos Valores

Crie uma caça ao tesouro onde as pistas estão relacionadas a valores humanos. Cada pista deve levar a uma reflexão sobre como praticar esses valores no cotidiano. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EI03CG04, que envolve a prática de valores em situações cotidianas.

10. Roda de Conversa sobre Diversidade

Promova uma roda de conversa onde as crianças possam compartilhar suas experiências e aprender sobre a diversidade cultural e social. Essa atividade estimula o respeito e a valorização das diferenças, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CG05, que trata da convivência em sociedade.