15 Ideias de Atividades (BNCC) valores

1. Jogo de Valores

Uma atividade que envolve a criação de um jogo de tabuleiro onde os alunos devem responder perguntas relacionadas a valores éticos e morais. Os alunos podem trabalhar em grupos, discutindo as respostas antes de apresentá-las. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EM13CN01) que aborda a reflexão sobre a ética e a cidadania.

2. Debate sobre Cidadania

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais que envolvem cidadania e direitos humanos. Os alunos devem pesquisar sobre o tema escolhido e apresentar seus argumentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EM13CG01), que incentiva a análise crítica de questões sociais.

3. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que promovam valores como respeito, solidariedade e justiça. Essa atividade pode ser realizada em grupos e os cartazes podem ser expostos na escola. A habilidade BNCC (EM13LP01) está relacionada à produção de textos e à expressão de ideias.

4. Roda de Conversa

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar experiências pessoais relacionadas a valores. Essa atividade estimula a empatia e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13EF02), que trata da convivência e do respeito mútuo.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar uma peça de teatro de fantoches que aborde a importância de valores como amizade e honestidade. Essa atividade pode ser apresentada para outras turmas, promovendo a reflexão sobre os temas abordados. A habilidade BNCC (EM13AR01) se relaciona com a expressão artística e a criatividade.

6. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que retratem situações do cotidiano onde os valores são colocados à prova. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13ET01), que envolve a utilização de diferentes linguagens.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre valores e ética, onde os alunos devem responder a questões e justificar suas respostas. Essa atividade pode ser realizada em grupos e está alinhada à habilidade BNCC (EM13CN02), que trata da argumentação e do pensamento crítico.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem dilemas éticos e a importância dos valores. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13LP02), que envolve a produção de narrativas.

9. Pesquisa sobre Líderes Éticos

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre líderes que são exemplos de ética e cidadania. Essa atividade pode culminar em uma apresentação oral, promovendo a habilidade BNCC (EM13EF03), que trata da pesquisa e da apresentação de informações.

10. Atividades de Voluntariado

Organizar uma atividade de voluntariado onde os alunos possam praticar valores como solidariedade e empatia. Essa experiência prática está alinhada à habilidade BNCC (EM13EF04), que enfatiza a importância da ação social e do compromisso com a comunidade.