15 Ideias de Atividades (BNCC) universidade

1. Jogo de Simulação de Mercado

Uma atividade que envolve a criação de um mercado simulado onde os alunos podem atuar como compradores e vendedores. Essa atividade permite que os estudantes compreendam conceitos econômicos, como oferta e demanda, e desenvolvam habilidades de negociação. Habilidade BNCC: EF15EC01.

2. Debate sobre Sustentabilidade

Os alunos são divididos em grupos para debater sobre práticas sustentáveis em diferentes setores, como agricultura, indústria e serviços. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15CI01.

3. Criação de um Blog Educacional

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham pesquisas e reflexões sobre temas relevantes à sua área de estudo. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Projeto de Pesquisa em Grupo

Os alunos escolhem um tema de interesse e realizam uma pesquisa em grupo, apresentando os resultados em um seminário. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa científica. Habilidade BNCC: EF15CI02.

5. Oficina de Criatividade e Inovação

Uma atividade prática onde os alunos são desafiados a criar soluções inovadoras para problemas reais, utilizando técnicas de brainstorming e design thinking. Habilidade BNCC: EF15ET01.

6. Análise de Casos de Estudo

Os estudantes analisam casos reais de empresas ou organizações, discutindo as estratégias utilizadas e os resultados alcançados. Essa atividade desenvolve habilidades analíticas e de resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15GE01.

7. Simulação de Conferência Internacional

Os alunos participam de uma simulação de conferência onde representam diferentes países e discutem questões globais. Essa atividade promove a compreensão intercultural e habilidades de oratória. Habilidade BNCC: EF15HI01.

8. Criação de um Podcast Educacional

Os estudantes produzem um podcast sobre um tema de interesse, desenvolvendo habilidades de pesquisa, roteiro e edição de áudio. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

9. Visita a Empresas Locais

Os alunos realizam visitas a empresas locais para entender melhor o funcionamento do mercado e as práticas empresariais. Essa atividade proporciona aprendizado prático e networking. Habilidade BNCC: EF15ET02.

10. Criação de Campanha Publicitária

Os estudantes desenvolvem uma campanha publicitária para um produto ou serviço, utilizando conceitos de marketing e comunicação. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

11. Estudo de Impacto Social

Os alunos realizam um estudo sobre o impacto social de uma determinada política pública ou projeto comunitário, promovendo a reflexão crítica sobre cidadania. Habilidade BNCC: EF15CI03.

12. Criação de um Documentário

Os estudantes produzem um documentário sobre um tema relevante, desenvolvendo habilidades de pesquisa, roteiro e edição de vídeo. Essa atividade estimula a expressão artística e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

13. Workshop de Empreendedorismo

Uma atividade prática onde os alunos aprendem sobre empreendedorismo, criando um plano de negócios para uma ideia inovadora. Essa atividade desenvolve habilidades de planejamento e gestão. Habilidade BNCC: EF15ET03.

14. Análise de Dados Estatísticos

Os alunos trabalham com dados estatísticos para realizar análises e tirar conclusões sobre um determinado fenômeno social ou econômico. Essa atividade desenvolve habilidades analíticas e de interpretação de dados. Habilidade BNCC: EF15MA01.

15. Criação de um Evento Cultural

Os estudantes planejam e organizam um evento cultural, como uma feira ou festival, promovendo a integração da comunidade escolar. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a gestão de projetos. Habilidade BNCC: EF15AR01.