15 Ideias de Atividades (BNCC) UEM

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave (BNCC: EF15LP01)

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões, onde um cartão apresenta a palavra e o outro a definição ou um exemplo. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o trabalho em equipe, além de reforçar o aprendizado de forma lúdica.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos (BNCC: EF15LP02)

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que abordem temas estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de texto, permitindo que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Além disso, a criação de histórias em quadrinhos pode ser uma excelente forma de trabalhar a narrativa e a sequência lógica dos eventos.

3. Debate sobre Temas Sociais (BNCC: EF15LP03)

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes é uma ótima maneira de desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos alunos. Os professores podem escolher um tema atual e dividir a turma em grupos, onde cada grupo deve pesquisar e apresentar seus argumentos. Essa atividade também pode incluir a elaboração de um cartaz ou apresentação para compartilhar as conclusões com a turma.

4. Produção de Vídeos Educativos (BNCC: EF15LP04)

A produção de vídeos educativos é uma atividade que combina tecnologia e aprendizado. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um vídeo que explique um conceito ou tema estudado. Essa atividade não só desenvolve habilidades de comunicação, mas também permite que os alunos explorem a criatividade e o trabalho em equipe, além de aprenderem sobre edição de vídeo.

5. Mapa Conceitual Coletivo (BNCC: EF15LP05)

Os alunos podem criar um mapa conceitual coletivo sobre um tema específico. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as relações entre diferentes conceitos. Os alunos podem trabalhar em grupos, utilizando cartolinas ou ferramentas digitais para criar o mapa, o que também promove a colaboração e o compartilhamento de ideias.

6. Oficina de Poesia (BNCC: EF15LP06)

A oficina de poesia é uma atividade que incentiva a expressão artística e a sensibilidade dos alunos. Os professores podem introduzir diferentes estilos de poesia e, em seguida, os alunos podem criar suas próprias poesias. Essa atividade pode culminar em uma apresentação em que os alunos leem suas obras para a turma, promovendo a confiança e a oratória.

7. Experimentos Científicos (BNCC: EF15LP07)

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula é uma forma eficaz de ensinar conceitos de ciências. Os alunos podem trabalhar em grupos para planejar e executar um experimento, registrando suas observações e conclusões. Essa atividade estimula a curiosidade e o método científico, além de promover o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

8. Criação de Jogos de Tabuleiro (BNCC: EF15LP08)

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro baseados em conteúdos estudados. Essa atividade envolve pesquisa, planejamento e criatividade, pois os alunos devem desenvolver as regras do jogo e o design do tabuleiro. Além de ser uma forma divertida de revisar o conteúdo, essa atividade também estimula o pensamento estratégico e a colaboração.

9. Leitura Dramática (BNCC: EF15LP09)

A leitura dramática é uma atividade que envolve a interpretação de textos literários em grupo. Os alunos podem escolher uma peça ou conto e, em seguida, ensaiar e apresentar para a turma. Essa atividade desenvolve habilidades de leitura, interpretação e expressão oral, além de promover a empatia ao interpretar diferentes personagens.

10. Pesquisa de Campo (BNCC: EF15LP10)

Realizar uma pesquisa de campo é uma excelente maneira de conectar o aprendizado à realidade. Os alunos podem escolher um tema de interesse e realizar entrevistas ou observações em sua comunidade. Essa atividade estimula a curiosidade, a pesquisa e a análise crítica, além de promover o engajamento dos alunos com o mundo ao seu redor.