15 Ideias de Atividades (BNCC) turismo

1. Criação de um Mapa Turístico Local

Os alunos podem criar um mapa turístico da cidade ou região onde vivem, destacando pontos turísticos, restaurantes e locais de interesse. Essa atividade estimula a pesquisa e o conhecimento sobre a cultura local, além de desenvolver habilidades de geografia e orientação. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – 3º ano – EF03GE01.

2. Roteiro de Viagem

Nesta atividade, os alunos devem elaborar um roteiro de viagem para um destino turístico, incluindo informações sobre transporte, hospedagem, alimentação e atrações. Essa tarefa incentiva o planejamento e a organização, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 5º ano – EF15LP01.

3. Entrevista com um Turista

Os alunos podem realizar entrevistas com turistas que visitam a cidade, coletando informações sobre suas experiências e impressões. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e escuta ativa, além de promover a interação social. Habilidade BNCC: HISTÓRIA – 6º ano – EF06HI02.

4. Criação de um Blog de Viagens

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências de viagem, dicas e informações sobre destinos turísticos. Essa atividade estimula a escrita criativa e a utilização de tecnologias digitais, além de promover a pesquisa sobre diferentes culturas. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 7º ano – EF15LP02.

5. Produção de Vídeos sobre Destinos Turísticos

Os alunos podem produzir vídeos curtos apresentando destinos turísticos, utilizando recursos audiovisuais para contar histórias e compartilhar informações. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 8º ano – EF15LP03.

6. Feira de Turismo

Organizar uma feira de turismo na escola, onde cada grupo apresenta um destino turístico, com estandes, comidas típicas e danças. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e a valorização da diversidade cultural. Habilidade BNCC: HISTÓRIA – 9º ano – EF09HI03.

7. Estudo de Caso: Impactos do Turismo

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre os impactos do turismo em uma localidade específica, analisando aspectos econômicos, sociais e ambientais. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a pesquisa. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – 9º ano – EF09GE04.

8. Criação de um Guia Turístico

Nesta atividade, os alunos devem criar um guia turístico que inclua informações sobre a história, cultura e atrações de um destino. Essa tarefa desenvolve habilidades de pesquisa e escrita, além de promover o conhecimento sobre diferentes lugares. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 8º ano – EF15LP04.

9. Jogo de Tabuleiro sobre Turismo

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre turismo sustentável, abordando temas como preservação ambiental e respeito às culturas locais. Essa atividade estimula a criatividade e o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: HISTÓRIA – 7º ano – EF07HI04.

10. Debate sobre Turismo Sustentável

Organizar um debate em sala de aula sobre os prós e contras do turismo sustentável, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e aprendam a argumentar. Essa atividade desenvolve habilidades de oratória e pensamento crítico. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 9º ano – EF15LP05.