15 Ideias de Atividades (BNCC) treinamento funcional

1. Circuito de Exercícios Funcionais

Organize um circuito com diferentes estações de exercícios funcionais, como agachamentos, flexões e saltos. Os alunos devem passar por cada estação em um tempo determinado, promovendo o trabalho em equipe e a resistência física. Habilidade BNCC: EF02EF01.

2. Jogos de Coordenação Motora

Desenvolva jogos que envolvam a coordenação motora, como o “Pega-Pega” com obstáculos. Os alunos devem se mover rapidamente, utilizando diferentes habilidades motoras, o que ajuda a melhorar a agilidade e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF02EF02.

3. Dança e Movimento

Incentive os alunos a criar uma coreografia utilizando movimentos funcionais. Isso não só promove a expressão corporal, mas também a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF02EF03.

4. Atividades com Materiais Alternativos

Utilize materiais como garrafas PET e pneus para criar obstáculos e desafios. Os alunos podem trabalhar em grupos para superar esses desafios, desenvolvendo força e resistência. Habilidade BNCC: EF02EF04.

5. Corrida de Revezamento

Organize uma corrida de revezamento onde os alunos devem realizar diferentes exercícios em cada troca de bastão, como abdominais ou saltos. Essa atividade promove a resistência e o espírito de equipe. Habilidade BNCC: EF02EF05.

6. Circuito de Agilidade

Monte um circuito que inclua cones e cordas para exercícios de agilidade. Os alunos devem completar o circuito em um tempo determinado, o que melhora a velocidade e a coordenação. Habilidade BNCC: EF02EF06.

7. Aulas de Yoga Funcional

Introduza práticas de yoga que enfatizem a força e a flexibilidade. Os alunos podem aprender posturas que ajudam na melhora da postura e no equilíbrio, essenciais para atividades funcionais. Habilidade BNCC: EF02EF07.

8. Atividades de Alongamento em Grupo

Promova sessões de alongamento em grupo, onde os alunos aprendem a importância do aquecimento e do alongamento para prevenir lesões. Habilidade BNCC: EF02EF08.

9. Jogos de Equilíbrio

Crie jogos que desafiem o equilíbrio dos alunos, como andar em uma linha reta ou em superfícies instáveis. Essas atividades ajudam a desenvolver a propriocepção e a estabilidade. Habilidade BNCC: EF02EF09.

10. Atividades de Respiração e Relaxamento

Ensine técnicas de respiração e relaxamento após as atividades físicas. Isso é fundamental para a recuperação e para a saúde mental dos alunos, promovendo um estilo de vida equilibrado. Habilidade BNCC: EF02EF10.