15 Ideias de Atividades (BNCC) tratado de Tordesilhas 4º ano

1. Mapa Conceitual sobre o Tratado de Tordesilhas

Os alunos podem criar um mapa conceitual que ilustre os principais aspectos do Tratado de Tordesilhas, incluindo os países envolvidos, as consequências e a divisão territorial. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação e organização de informações, alinhada à BNCC (Habilidade: EF04HI01).

2. Debate sobre as Consequências do Tratado

Promover um debate em sala de aula sobre as consequências do Tratado de Tordesilhas para os países envolvidos. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como o tratado afetou a colonização e as relações entre Portugal e Espanha. Essa atividade estimula a argumentação e o pensamento crítico (Habilidade: EF04HI02).

3. Criação de uma Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo que destaque os eventos principais relacionados ao Tratado de Tordesilhas, desde sua assinatura até suas consequências. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de cronologia e a habilidade de síntese (Habilidade: EF04HI03).

4. Produção de Texto: Carta de um Navegador

Os alunos devem escrever uma carta fictícia de um navegador da época do Tratado de Tordesilhas, descrevendo suas impressões sobre a nova divisão de terras. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de promover a empatia histórica (Habilidade: EF04LP01).

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o Tratado de Tordesilhas, onde os alunos devem responder a questões sobre os detalhes do tratado, seus efeitos e personagens históricos. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e a revisão de conteúdo (Habilidade: EF04HI04).

6. Análise de Mapas Antigos

Os alunos podem analisar mapas antigos que mostram a divisão territorial resultante do Tratado de Tordesilhas. Eles devem identificar as áreas que pertenciam a Portugal e Espanha e discutir as implicações dessa divisão. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura de mapas (Habilidade: EF04GE01).

7. Estudo de Caso: Impactos na Cultura Indígena

Realizar um estudo de caso sobre como o Tratado de Tordesilhas impactou as culturas indígenas que habitavam as terras divididas. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas descobertas, promovendo a reflexão sobre a diversidade cultural (Habilidade: EF04HI05).

8. Criação de um Vídeo Documentário

Os alunos podem produzir um vídeo documentário sobre o Tratado de Tordesilhas, incluindo entrevistas, narrações e imagens. Essa atividade estimula o uso de tecnologias e a comunicação audiovisual (Habilidade: EF04LP02).

9. Dramatização de Acontecimentos Históricos

Os alunos podem encenar uma dramatização que represente a assinatura do Tratado de Tordesilhas e suas repercussões. Essa atividade promove a expressão corporal e a compreensão da história de forma lúdica (Habilidade: EF04AR01).

10. Pesquisa sobre Personagens Históricos

Os alunos devem escolher um personagem histórico relacionado ao Tratado de Tordesilhas e realizar uma pesquisa sobre sua vida e contribuições. Em seguida, devem apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a apresentação oral (Habilidade: EF04HI06).