15 Ideias de Atividades (BNCC) tradicional para o ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões com definições e termos, promovendo a fixação do vocabulário. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01, que busca desenvolver a leitura e a escrita de forma lúdica.

2. Produção de Texto Coletiva

Os alunos se reúnem em grupos para produzir um texto coletivo sobre um tema específico. Cada grupo deve apresentar sua produção oralmente, estimulando a habilidade de comunicação e a colaboração. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que enfatiza a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema estudado, relacionando conceitos e ideias principais. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a desenvolver o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a construção de significados.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e encenam uma história relacionada ao conteúdo curricular. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a habilidade de contar histórias, conforme a habilidade EF15AR01.

5. Debate sobre Temas Relevantes

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema atual ou relevante para os alunos. Essa atividade desenvolve a argumentação e o respeito às opiniões alheias, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que trata da oralidade e da argumentação.

6. Criação de Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que represente um conceito estudado. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de textos, além de atender à habilidade EF15LP05, que envolve a leitura e a produção de diferentes gêneros textuais.

7. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples em sala de aula para explorar conceitos de ciências. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões, promovendo a investigação científica e a habilidade EF15CI01, que envolve a prática de ciências.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade promove a revisão do aprendizado de forma divertida e interativa, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que busca desenvolver a compreensão leitora.

9. Criação de Blog da Turma

Os alunos criam um blog para compartilhar suas produções e reflexões sobre os conteúdos estudados. Essa atividade estimula a escrita e a digitalização, atendendo à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos em ambientes digitais.

10. Visita a um Museu Virtual

Os alunos realizam uma visita a um museu virtual e devem elaborar um relatório sobre o que aprenderam. Essa atividade promove a pesquisa e a interpretação de informações, alinhando-se à habilidade EF15HI01, que envolve a pesquisa histórica.

11. Jogo de Tabuleiro Educativo

Os alunos criam um jogo de tabuleiro que aborda um tema curricular. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover a revisão do conteúdo, conforme a habilidade EF15LP08.

12. Atividade de Leitura Compartilhada

Os alunos realizam uma leitura compartilhada de um livro, discutindo os principais temas e personagens. Essa atividade promove a interpretação e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a leitura de diferentes gêneros literários.

13. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos produzem vídeos educativos sobre um tema estudado, utilizando recursos digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, atendendo à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos multimídia.

14. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de uma atividade de role-playing, onde assumem papéis de personagens históricos ou literários. Essa atividade promove a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a expressão artística.

15. Criação de um Jornal da Escola

Os alunos organizam um jornal da escola, onde podem publicar notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação, atendendo à habilidade EF15LP11, que envolve a produção de textos jornalísticos.