15 Ideias de Atividades (BNCC) tipos de moradia 1º ano

1. Mapa das Moradias

Nesta atividade, os alunos devem criar um mapa ilustrativo que represente diferentes tipos de moradia, como casas, apartamentos e sítios. A atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo fica responsável por um tipo de moradia. Os alunos devem incluir detalhes como o número de andares, a disposição dos cômodos e o ambiente ao redor. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF15GE01), que aborda a representação do espaço geográfico.

2. Entrevista com os Pais

Os alunos podem realizar entrevistas com seus pais ou responsáveis sobre o tipo de moradia que habitam e suas características. Após coletar as informações, cada aluno deve apresentar o que aprendeu para a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC (EF15LP01), que envolve a produção de textos orais e a escuta atenta.

3. Construindo uma Casa de Papel

Utilizando papelão, os alunos devem construir uma maquete de uma casa que represente o tipo de moradia que mais gostam. Eles podem decorar a maquete com recortes de revistas e outros materiais. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade BNCC (EF15AR01), que trata da expressão artística e da construção de objetos.

4. Cartaz dos Tipos de Moradia

Cada aluno deve criar um cartaz que represente um tipo de moradia, incluindo imagens e informações sobre suas características. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre os tipos de moradia. Esta atividade se alinha à habilidade BNCC (EF15CI01), que envolve a pesquisa e a apresentação de informações.

5. Jogo da Memória das Moradias

Os alunos podem criar um jogo da memória com imagens de diferentes tipos de moradia e suas características. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a memorização, além de estar alinhada à habilidade BNCC (EF15MA01), que aborda jogos e brincadeiras como formas de aprender.

6. Desenho da Casa dos Sonhos

Cada aluno deve desenhar a casa dos seus sonhos, incluindo detalhes como o número de quartos, a cor das paredes e o jardim. Após a finalização, os alunos podem compartilhar suas criações com a turma. Essa atividade estimula a imaginação e está relacionada à habilidade BNCC (EF15AR02), que envolve a criação artística.

7. Pesquisa sobre Moradias no Mundo

Os alunos devem pesquisar sobre diferentes tipos de moradia ao redor do mundo, como iglus, casas de barro e apartamentos em grandes cidades. Em seguida, cada aluno apresenta suas descobertas para a turma. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EF15GE02), que trata da diversidade cultural e geográfica.

8. Roda de Conversa sobre Moradia

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências sobre o tipo de moradia em que vivem. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta, além de estar alinhada à habilidade BNCC (EF15LP02), que envolve a interação oral.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem a vida em diferentes tipos de moradia. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de estar relacionada à habilidade BNCC (EF15LP03), que aborda a produção de textos narrativos.

10. Visita a Diferentes Moradias

Organize uma visita a diferentes tipos de moradia na comunidade, como casas, apartamentos e chácaras. Os alunos podem observar e registrar as características de cada tipo de moradia. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15GE03), que envolve a observação e análise do espaço geográfico.