15 Ideias de Atividades (BNCC) texto fatiado

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave da BNCC

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas às habilidades da BNCC. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar suas próprias cartas, promovendo a colaboração e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10, que aborda a produção de textos orais e escritos.

2. Debate sobre Temas da Atualidade

Organizar um debate em sala de aula sobre temas relevantes da atualidade, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a respeitarem as opiniões dos outros. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP12, que trata da argumentação e do uso da língua portuguesa em contextos formais e informais.

3. Criação de um Blog Educacional

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados relacionados ao conteúdo estudado. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem trabalhar em grupos para produzir vídeos educativos sobre temas abordados em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP13, que trata da utilização de diferentes mídias para a comunicação.

5. Feira de Ciências

Organizar uma feira de ciências onde os alunos apresentam projetos relacionados a temas científicos estudados. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de resultados, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que aborda a investigação científica e a comunicação dos resultados.

6. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas estudados, utilizando recursos visuais e textuais. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a produção de obras artísticas e visuais.

7. Leitura Dramática de Textos

Realizar leituras dramáticas de textos literários, permitindo que os alunos interpretem personagens e explorem a expressividade da língua. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP09, que trata da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado, promovendo a revisão de forma divertida. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP08, que envolve a compreensão e a produção de textos orais e escritos.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP07, que trata da produção de textos narrativos e descritivos.

10. Simulação de Conferência

Organizar uma simulação de conferência onde os alunos apresentam pesquisas e discutem temas relevantes. Essa atividade estimula a pesquisa, a argumentação e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a argumentação e o uso da língua em contextos formais.