15 Ideias de Atividades (BNCC) do terceiro ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições, utilizando a habilidade EF15LP05 da BNCC, que aborda a leitura e interpretação de textos. Os alunos devem encontrar os pares corretos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.

2. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem trabalhar juntos para criar uma história. Essa atividade incentiva a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a produção de textos. O professor pode guiar a atividade, ajudando os alunos a estruturar a narrativa e a desenvolver personagens.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Uma atividade que combina matemática e aventura. Os alunos recebem pistas que envolvem operações matemáticas para encontrar o “tesouro”. Essa atividade está relacionada à habilidade EF03MA01 da BNCC, que trata da resolução de problemas. Além de aprender, os alunos se divertem enquanto trabalham em equipe.

4. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos que demonstrem conceitos básicos de ciências, como a mistura de líquidos. Essa atividade atende à habilidade EF03CI01 da BNCC, que envolve a observação e a experimentação. Os alunos aprendem sobre o método científico de forma prática e envolvente.

5. Leitura de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem ler e discutir histórias em quadrinhos, desenvolvendo a interpretação de texto e a análise crítica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04 da BNCC, que aborda a leitura de diferentes gêneros textuais. Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos como extensão da atividade.

6. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes sobre diferentes animais, abordando suas características e habitats. Essa atividade se relaciona à habilidade EF03CI02 da BNCC, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo o aprendizado visual.

7. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que envolvam conteúdos de matemática e português. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03MA02 da BNCC, que trata da resolução de problemas matemáticos. Os alunos desenvolvem habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe ao jogar e criar os jogos.

8. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar e apresentar peças de teatro utilizando fantoches. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP07 da BNCC, que envolve a oralidade. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver os roteiros e as apresentações.

9. Atividades de Artes Visuais

Os alunos podem explorar diferentes técnicas de pintura e desenho, criando obras de arte que expressem suas emoções. Essa atividade se relaciona à habilidade EF03AR01 da BNCC, que trata da apreciação e produção de arte. Os alunos podem realizar exposições de suas obras, promovendo a valorização da arte.

10. Debate sobre Temas Sociais

Os alunos podem participar de um debate sobre temas sociais relevantes, desenvolvendo habilidades de argumentação e respeito à diversidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03CD01 da BNCC, que envolve a convivência e o respeito mútuo. Os alunos aprendem a ouvir e a se expressar de forma respeitosa.