15 Ideias de Atividades (BNCC) teóricos de educação física ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Modalidades Esportivas

Uma atividade que estimula a memória e o conhecimento sobre diferentes modalidades esportivas. Os alunos devem formar pares de cartas que representam regras, equipamentos e características de esportes como futebol, basquete e vôlei. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01 da BNCC, que enfatiza a importância do conhecimento sobre as diversas práticas corporais.

2. Circuito de Atividades Físicas

Os alunos participam de um circuito que inclui diferentes estações com atividades como saltos, corridas e exercícios de força. Cada estação deve ter um tempo determinado, e os alunos devem registrar seu desempenho. Esta atividade atende à habilidade EF15EF02, que busca desenvolver a resistência e a força muscular.

3. Dança das Cadeiras com Temas de Saúde

Uma adaptação do clássico jogo de dança das cadeiras, onde cada cadeira representa um tema relacionado à saúde e bem-estar. Quando a música para, os alunos devem discutir o tema da cadeira em que sentam. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF03, que promove a discussão sobre hábitos saudáveis.

4. Criação de Coreografias em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia que represente uma emoção ou tema específico. Após a apresentação, os grupos devem explicar suas escolhas. Esta atividade se relaciona com a habilidade EF15EF04, que incentiva a expressão corporal e a criatividade.

5. Mini-Olimpíadas Escolares

Organizar uma competição interna com diversas modalidades esportivas, onde os alunos podem participar individualmente ou em equipes. As provas podem incluir corrida, salto em distância e arremesso de peso. Essa atividade atende à habilidade EF15EF05, que promove a prática de esportes e a vivência de competições saudáveis.

6. Atividades de Roda de Conversa sobre Esportes

Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências com diferentes esportes. Eles podem discutir o que aprenderam, suas preferências e como os esportes impactam suas vidas. Esta atividade está alinhada à habilidade EF15EF06, que busca desenvolver a reflexão crítica sobre a prática esportiva.

7. Jogos Cooperativos

Realizar jogos que enfatizam a cooperação entre os alunos, como o “Pato, Pato, Ganso”. O foco deve ser em trabalhar em equipe e respeitar os colegas. Esta atividade se relaciona com a habilidade EF15EF07, que promove a convivência e o respeito mútuo nas práticas corporais.

8. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Incluir sessões de alongamento e relaxamento após as atividades físicas, onde os alunos aprendem a importância de cuidar do corpo. Eles podem praticar técnicas de respiração e meditação. Esta atividade atende à habilidade EF15EF08, que enfatiza a importância do autocuidado e do relaxamento.

9. Criação de Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Os alunos devem criar um jogo de tabuleiro que envolva regras e conhecimentos sobre esportes. Eles podem jogar em grupos e discutir as regras que criaram. Esta atividade se relaciona com a habilidade EF15EF09, que promove a criatividade e o conhecimento sobre as regras dos esportes.

10. Desafio de Habilidades Motoras

Organizar um desafio onde os alunos devem completar uma série de tarefas que envolvem habilidades motoras, como driblar uma bola ou fazer um arremesso. Eles podem competir individualmente ou em equipes. Esta atividade atende à habilidade EF15EF10, que busca desenvolver as habilidades motoras fundamentais.