15 Ideias de Atividades (BNCC) tempo integral

1. Jogo de Tabuleiro sobre História

Desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde temas históricos relevantes para a turma. Os alunos podem criar perguntas e respostas baseadas em conteúdos estudados, promovendo a pesquisa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF15HI01) – Identificar e analisar diferentes fontes históricas.

2. Oficina de Artes Visuais

Realizar uma oficina onde os alunos possam explorar diferentes técnicas de artes visuais, como pintura, colagem e escultura. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Experimentar e criar obras de arte utilizando diferentes técnicas e materiais.

3. Projeto de Leitura e Contação de Histórias

Os alunos podem escolher livros para ler e, em seguida, contar a história para os colegas, utilizando recursos como fantoches ou dramatizações. Essa atividade desenvolve a oralidade e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: (EF15LP01) – Ler e interpretar diferentes gêneros textuais.

4. Experimentos Científicos

Promover uma série de experimentos científicos simples que os alunos possam realizar em grupos. Isso pode incluir reações químicas, estudos sobre a gravidade ou a flutuação. Habilidade BNCC: (EF15CI01) – Realizar investigações científicas e registrar os resultados.

5. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem se organizar em equipes para criar um jornal escolar, onde escreverão sobre eventos da escola, entrevistas e reportagens. Essa atividade incentiva a escrita e o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15LP02) – Produzir textos em diferentes gêneros e formatos.

6. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou digitais que envolvam raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos. Os alunos podem competir em grupos, tornando o aprendizado mais dinâmico. Habilidade BNCC: (EF15MA01) – Resolver problemas matemáticos em diferentes contextos.

7. Aulas de Educação Física com Dança

Incluir aulas de dança nas atividades de educação física, onde os alunos aprendem diferentes estilos de dança e suas origens culturais. Essa atividade promove a saúde e a cultura. Habilidade BNCC: (EF15EF01) – Praticar atividades corporais que promovam a saúde e o bem-estar.

8. Debates sobre Temas Sociais

Organizar debates em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente, cidadania e direitos humanos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: (EF15CI02) – Discutir e argumentar sobre questões sociais e ambientais.

9. Visitas a Museus Virtuais

Realizar visitas a museus virtuais, onde os alunos podem explorar exposições e aprender sobre arte, história e ciência de forma interativa. Habilidade BNCC: (EF15HI02) – Reconhecer a importância dos museus como espaços de conhecimento.

10. Criação de um Blog de Classe

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências, reflexões e aprendizados. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: (EF15LP03) – Produzir textos digitais e utilizar diferentes plataformas de comunicação.