15 Ideias de Atividades (BNCC) temas transversais ensino médio

1. Debate sobre Sustentabilidade

Promova um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis, abordando temas como reciclagem, consumo consciente e energias renováveis. Os alunos devem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais locais. Habilidade BNCC: EF09CI01.

2. Projeto de Leitura Crítica

Desenvolva um projeto onde os alunos leiam e analisem diferentes tipos de textos, como notícias, crônicas e ensaios. O objetivo é que eles aprendam a identificar a intenção do autor e a crítica social presente nas obras. Habilidade BNCC: EF09LP01.

3. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema de interesse, abordando questões sociais, culturais ou científicas. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF09LP02.

4. Mapa Conceitual sobre Direitos Humanos

Elabore um mapa conceitual que relacione os principais direitos humanos e suas implicações na sociedade. Os alunos devem pesquisar e apresentar casos reais que exemplifiquem a importância desses direitos. Habilidade BNCC: EF09HI03.

5. Simulação de Conferência Internacional

Organize uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes países e discutem questões globais, como mudanças climáticas e desigualdade social. Essa atividade promove o entendimento sobre diplomacia e cooperação internacional. Habilidade BNCC: EF09GE02.

6. Análise de Mídia

Os alunos devem escolher uma campanha publicitária e analisá-la criticamente, discutindo os valores e mensagens que ela transmite. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico em relação à mídia. Habilidade BNCC: EF09LP03.

7. Criação de Blog Coletivo

Incentive os alunos a criar um blog coletivo onde possam publicar textos sobre temas que considerem relevantes, como cultura, política e meio ambiente. Essa atividade estimula a escrita e a colaboração. Habilidade BNCC: EF09LP04.

8. Oficina de Teatro

Realize uma oficina de teatro onde os alunos criem e encenem peças que abordem questões sociais, como preconceito e inclusão. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e empatia. Habilidade BNCC: EF09AR01.

9. Pesquisa sobre Diversidade Cultural

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre a diversidade cultural presente em sua comunidade, apresentando suas descobertas em forma de exposição. Essa atividade valoriza a identidade cultural e a convivência. Habilidade BNCC: EF09HI01.

10. Criação de Campanha de Conscientização

Desenvolva uma campanha de conscientização sobre um tema social relevante, como bullying ou saúde mental. Os alunos podem criar cartazes, vídeos ou redes sociais para divulgar suas mensagens. Habilidade BNCC: EF09ET01.

11. Estudo de Caso sobre Empreendedorismo Social

Apresente aos alunos casos de empreendimentos sociais que buscam resolver problemas comunitários. Eles devem analisar o impacto dessas iniciativas e propor suas próprias ideias de negócios sociais. Habilidade BNCC: EF09EM01.

12. Discussão sobre Ética e Cidadania

Promova uma discussão sobre ética e cidadania, onde os alunos possam debater sobre suas responsabilidades como cidadãos e as implicações de suas ações na sociedade. Habilidade BNCC: EF09CI02.

13. Criação de Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo sobre um tema que estudaram, utilizando recursos audiovisuais para explicar conceitos de forma clara e envolvente. Habilidade BNCC: EF09LP05.

14. Jogo de Simulação Econômica

Realize um jogo de simulação onde os alunos devem administrar um orçamento familiar, enfrentando desafios como desemprego e despesas inesperadas. Essa atividade ensina sobre finanças pessoais e planejamento. Habilidade BNCC: EF09MAT01.

15. Análise de Documentário

Os alunos devem assistir a um documentário sobre um tema social e realizar uma análise crítica, discutindo os pontos de vista apresentados e suas implicações. Habilidade BNCC: EF09LP06.