15 Ideias de Atividades (BNCC) tema família na escola

1. Mural da Família

Crie um mural na sala de aula onde os alunos possam colar fotos de suas famílias e escrever pequenas descrições sobre cada membro. Essa atividade promove a valorização da diversidade familiar e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Livro de Receitas da Família

Peça aos alunos que tragam receitas de família e montem um livro coletivo. Cada aluno pode apresentar sua receita e contar a história por trás dela, promovendo a troca cultural e o respeito às tradições. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Entrevista com os Pais

Os alunos podem realizar entrevistas com seus pais ou responsáveis sobre suas infâncias e experiências. Depois, eles podem compartilhar essas histórias em sala, desenvolvendo habilidades de comunicação e empatia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Teatro de Fantoches

Organize uma apresentação de teatro de fantoches onde os alunos representem situações do cotidiano familiar. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover a reflexão sobre as relações familiares. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Cartões de Agradecimento

Os alunos podem criar cartões de agradecimento para seus pais ou responsáveis, expressando gratidão por algo que fizeram por eles. Essa atividade incentiva a valorização das relações familiares e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Dia da Família na Escola

Organize um evento onde as famílias possam participar de atividades lúdicas e educativas na escola. Isso fortalece os laços entre a escola e a família, além de promover um ambiente de aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

7. Jogo de Memória Familiar

Crie um jogo de memória com fotos de diferentes tipos de famílias. Os alunos devem combinar as imagens e discutir as semelhanças e diferenças entre as famílias representadas, promovendo a diversidade e o respeito. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Projeto “Minha Família em Números”

Os alunos podem coletar dados sobre suas famílias, como número de membros, idades e hobbies, e apresentar esses dados em gráficos. Essa atividade desenvolve habilidades matemáticas e de análise de dados. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Roda de Conversa sobre Família

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências familiares. Essa atividade estimula a escuta ativa e o respeito pelas diferentes realidades familiares. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Criação de um Álbum Familiar

Os alunos podem criar um álbum com fotos e histórias de suas famílias. Essa atividade incentiva a expressão pessoal e a valorização da história familiar, além de promover a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Música e Dança das Famílias

Os alunos podem pesquisar músicas que falem sobre família e criar uma coreografia. Essa atividade promove a expressão corporal e a apreciação musical, além de fortalecer os laços familiares. Habilidade BNCC: EF15AR02.

12. Desenho da Família Ideal

Peça aos alunos que desenhem como imaginam sua família ideal. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o que cada um valoriza nas relações familiares. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Histórias em Quadrinhos sobre a Família

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem situações do cotidiano familiar. Essa atividade desenvolve a narrativa visual e a criatividade, além de promover a reflexão sobre as relações familiares. Habilidade BNCC: EF15LP07.

14. Culinária em Família

Organize uma atividade de culinária onde os alunos possam cozinhar receitas simples em grupo. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a valorização das tradições culinárias familiares. Habilidade BNCC: EF15EF02.

15. Exposição de Arte Familiar

Os alunos podem criar obras de arte que representem suas famílias e organizá-las em uma exposição na escola. Essa atividade estimula a criatividade e a valorização da diversidade familiar. Habilidade BNCC: EF15AR04.