15 Ideias de Atividades (BNCC) teatro na educação infantil

1. Criação de Personagens

Uma atividade que estimula a criatividade das crianças é a criação de personagens. Os alunos podem desenhar ou recortar figuras de revistas e, em seguida, criar histórias em grupo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a expressão e a criação artística.

2. Teatro de Sombras

Utilizando uma fonte de luz e figuras recortadas, os alunos podem criar um teatro de sombras. Essa atividade permite que as crianças explorem a narrativa e a representação, desenvolvendo a habilidade EF15AR02, que trata da apreciação e da produção de arte.

3. Dramatização de Contos de Fadas

Os alunos podem escolher um conto de fadas e dramatizá-lo. Essa atividade não só estimula a linguagem oral, mas também promove a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

4. Jogo de Improvisação

Propor jogos de improvisação ajuda as crianças a se soltarem e a desenvolverem a espontaneidade. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR03, que incentiva a exploração de diferentes formas de expressão artística.

5. Montagem de Cenários

As crianças podem criar cenários utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF15AR04, que envolve a construção e a montagem de espaços cênicos.

6. Contação de Histórias com Fantoches

Usar fantoches para contar histórias é uma maneira divertida de engajar as crianças. Essa atividade promove a habilidade EF15LP02, que envolve a produção e a interpretação de narrativas.

7. Criação de Roupas para Personagens

As crianças podem criar roupas para os personagens que inventaram, utilizando tecidos e outros materiais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR05, que envolve a criação de figurinos e adereços.

8. Apresentação de Peças Teatrais

Organizar uma apresentação de peças teatrais permite que as crianças experimentem o palco. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR06, que envolve a apresentação de produções artísticas.

9. Jogos de Expressão Corporal

Atividades que envolvem a expressão corporal ajudam as crianças a se comunicarem sem palavras. Essa prática está alinhada à habilidade EF15AR07, que incentiva a exploração do corpo como forma de expressão.

10. Criação de Músicas para as Peças

As crianças podem compor músicas para acompanhar suas peças teatrais. Essa atividade estimula a musicalidade e está relacionada à habilidade EF15AR08, que envolve a criação e a interpretação musical.