15 Ideias de Atividades (BNCC) teatro infantil

1. Teatro de Sombras

Uma atividade que envolve a criação de figuras de papel que serão projetadas em uma parede ou tela, permitindo que os alunos explorem a narrativa através das sombras. Os alunos podem criar suas próprias histórias e personagens, desenvolvendo habilidades de criatividade e expressão. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Criar e interpretar diferentes linguagens artísticas.

2. Contação de Histórias com Fantoche

Nesta atividade, os alunos podem criar fantoches utilizando materiais recicláveis e, em seguida, apresentar uma história. Essa prática estimula a oralidade, a escuta e a imaginação, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF15LP01) – Produzir e interpretar narrativas orais e escritas.

3. Improvisação Teatral

Os alunos são desafiados a improvisar cenas a partir de temas ou palavras-chave sugeridas pelo professor. Essa atividade desenvolve a espontaneidade, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Participar de atividades de improvisação e criação teatral.

4. Criação de Roteiros

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um roteiro de uma peça de teatro, abordando temas relevantes para a faixa etária. Essa atividade estimula a escrita criativa e a organização de ideias. Habilidade BNCC: (EF15LP02) – Planejar e produzir textos em diferentes gêneros.

5. Teatro de Bonecos

Os alunos podem criar bonecos e encenar uma história, desenvolvendo habilidades motoras e de coordenação. Essa atividade também promove a expressão artística e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Criar e manipular objetos e personagens em atividades de teatro.

6. Mímica e Expressão Corporal

Os alunos praticam a mímica, onde devem expressar emoções e ações sem usar palavras. Essa atividade ajuda a desenvolver a comunicação não-verbal e a empatia. Habilidade BNCC: (EF15AR04) – Explorar a expressão corporal e a mímica em atividades teatrais.

7. Criação de Cenários

Os alunos são convidados a criar cenários para suas peças, utilizando materiais diversos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades artísticas. Habilidade BNCC: (EF15AR05) – Criar e montar cenários para apresentações teatrais.

8. Teatro de Rua

Os alunos podem apresentar pequenas peças de teatro em espaços abertos, como praças ou parques. Essa atividade promove a interação com o público e desenvolve a confiança dos alunos. Habilidade BNCC: (EF15AR06) – Participar de apresentações teatrais em diferentes espaços.

9. Análise de Personagens

Os alunos escolhem um personagem de uma história e fazem uma análise sobre suas características, motivações e conflitos. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a empatia. Habilidade BNCC: (EF15LP03) – Analisar personagens e suas relações em narrativas.

10. Teatro Musical

Nesta atividade, os alunos podem criar uma apresentação que combine teatro e música, desenvolvendo habilidades de canto e dança. Essa prática estimula a expressão artística e a colaboração. Habilidade BNCC: (EF15AR07) – Integrar diferentes linguagens artísticas em apresentações teatrais.