15 Ideias de Atividades (BNCC) tapete sensorial

1. Tapete Sensorial de Texturas

Uma atividade que envolve a criação de um tapete sensorial com diferentes texturas, como feltro, papel de lixa, algodão e plástico bolha. Os alunos podem explorar as texturas com as mãos e os pés, desenvolvendo a percepção tátil. Habilidade BNCC: EI03ET01.

2. Tapete Sensorial de Cores

Utilizando materiais de diversas cores, os alunos podem criar um tapete que estimule a identificação e a combinação de cores. Essa atividade promove a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG01.

3. Tapete Sensorial com Sons

Incorporar elementos que produzem sons, como sinos, chocalhos e materiais que estalam, permite que as crianças explorem a relação entre som e movimento. Habilidade BNCC: EI03MU01.

4. Tapete Sensorial de Aromas

Adicionar pequenos recipientes com diferentes aromas, como ervas e especiarias, proporciona uma experiência sensorial completa. As crianças podem adivinhar os cheiros e associá-los a suas experiências. Habilidade BNCC: EI03CN01.

5. Tapete Sensorial de Temperaturas

Utilizar materiais que proporcionem diferentes temperaturas, como água morna, gelo e tecidos quentes, ajuda os alunos a compreenderem as variações térmicas. Habilidade BNCC: EI03CI01.

6. Tapete Sensorial de Formas

Criar um tapete com recortes de diversas formas geométricas permite que as crianças reconheçam e nomeiem as formas, além de desenvolver habilidades motoras ao manipulá-las. Habilidade BNCC: EI03GM01.

7. Tapete Sensorial de Movimento

Incluir elementos que incentivem o movimento, como bolinhas de gude ou pequenas rampas, estimula a coordenação motora e o equilíbrio. Habilidade BNCC: EI03EF01.

8. Tapete Sensorial de História

Os alunos podem criar um tapete que represente uma história, utilizando figuras e objetos que remetam a personagens e cenários. Essa atividade estimula a imaginação e a narrativa. Habilidade BNCC: EI03LP01.

9. Tapete Sensorial de Natureza

Incorporar elementos naturais, como folhas, pedras e flores, permite que as crianças explorem a biodiversidade e desenvolvam uma conexão com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03CI02.

10. Tapete Sensorial de Estímulos Visuais

Utilizar materiais que refletem luz, como papel alumínio e espelhos, proporciona uma experiência visual única, estimulando a curiosidade e a exploração. Habilidade BNCC: EI03AR01.