15 Ideias de Atividades (BNCC) tangram

1. Introdução ao Tangram

O tangram é um quebra-cabeça chinês que consiste em sete peças chamadas tans, que podem ser combinadas para formar diversas figuras. Essa atividade é uma excelente ferramenta pedagógica, pois estimula o raciocínio lógico, a criatividade e a percepção espacial dos alunos. Ao trabalhar com o tangram, os professores podem explorar diferentes habilidades da BNCC, como a resolução de problemas e o trabalho em equipe.

2. Montagem de Figuras com Tangram

Uma atividade inicial pode ser a montagem de figuras clássicas do tangram, como o pato, a casa ou o homem. Os alunos devem usar as sete peças para reproduzir as formas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Matemática (EF02MA02), que envolve a identificação e a representação de formas geométricas.

3. Criação de Histórias com Tangram

Os alunos podem criar histórias utilizando as figuras formadas pelo tangram. Após montarem as peças, eles devem inventar uma narrativa que envolva os personagens ou objetos criados. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade de Língua Portuguesa (EF15LP05), que trata da produção de textos narrativos.

4. Desafios em Grupo

Dividir a turma em grupos e propor desafios de montagem de figuras em um tempo limitado pode ser uma atividade divertida. Cada grupo deve apresentar sua figura e explicar como a montou. Essa atividade promove a colaboração e está alinhada à habilidade de Educação Física (EF15EF01), que envolve o trabalho em equipe.

5. Tangram e Matemática

Os alunos podem explorar conceitos matemáticos ao calcular a área das figuras formadas com o tangram. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC de Matemática (EF05MA09), que envolve a comparação e a medição de áreas. Os alunos devem discutir como as diferentes combinações de tans podem resultar em áreas iguais ou diferentes.

6. Criação de Novas Figuras

Os alunos podem ser desafiados a criar suas próprias figuras usando as peças do tangram. Após a criação, eles devem apresentar suas figuras para a turma e explicar como chegaram àquela forma. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade de Artes (EF15AR01), que envolve a criação de obras a partir de diferentes materiais.

7. Tangram e Geometria

Explorar as propriedades geométricas das peças do tangram é uma atividade rica. Os alunos podem investigar quais ângulos e formas estão presentes nas tans e como elas se relacionam entre si. Essa atividade está alinhada à habilidade de Matemática (EF04MA06), que envolve a identificação de ângulos e formas geométricas.

8. Tangram em Diferentes Idiomas

Os alunos podem aprender vocabulário em diferentes idiomas utilizando o tangram. Cada figura pode ser nomeada em outra língua, promovendo a diversidade cultural. Essa atividade está alinhada à habilidade de Língua Estrangeira (EF15LI01), que envolve a compreensão de vocabulário básico em outro idioma.

9. Tangram e Tecnologia

Utilizar aplicativos ou jogos online que envolvam o tangram pode ser uma forma de integrar tecnologia ao aprendizado. Os alunos podem jogar em grupos e discutir as estratégias utilizadas. Essa atividade está alinhada à habilidade de Tecnologia (EF15TE01), que envolve o uso de tecnologias digitais para resolver problemas.

10. Avaliação e Reflexão

Após as atividades, os alunos podem refletir sobre o que aprenderam e como se sentiram durante o processo. Essa avaliação pode ser feita através de um diário de bordo ou uma roda de conversa. Essa atividade está alinhada à habilidade de Educação Socioemocional (EF15ES01), que envolve a reflexão sobre emoções e experiências.