15 Ideias de Atividades (BNCC) sustentabilidade educação infantil

1. Criação de um Jardim Sustentável

Uma atividade prática que envolve a criação de um jardim sustentável na escola. Os alunos podem aprender sobre plantas nativas, compostagem e a importância da biodiversidade. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a observação e o cuidado com o meio ambiente.

2. Oficina de Reciclagem de Materiais

Os alunos podem participar de uma oficina onde aprenderão a reciclar materiais como papel, plástico e vidro. Essa atividade promove a consciência ambiental e a redução de resíduos, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que trata da importância da reciclagem e do consumo consciente.

3. Contação de Histórias sobre Sustentabilidade

Realizar sessões de contação de histórias que abordem temas de sustentabilidade e preservação ambiental. Essa atividade estimula a imaginação e a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente, conectando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a apreciação de narrativas.

4. Criação de Painéis de Sustentabilidade

Os alunos podem criar painéis informativos sobre práticas sustentáveis, como economia de água e energia. Essa atividade incentiva a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI03, que envolve a comunicação de ideias e informações sobre o meio ambiente.

5. Experimentos com Água e Solo

Realizar experimentos simples que demonstrem a importância da água e do solo para a vida. Os alunos podem observar como a poluição afeta esses recursos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI04, que aborda a investigação de fenômenos naturais.

6. Visita a uma Feira de Orgânicos

Organizar uma visita a uma feira de produtos orgânicos, onde os alunos podem aprender sobre a agricultura sustentável e a importância de consumir alimentos saudáveis. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF02CI05, que trata do conhecimento sobre a produção de alimentos.

7. Criação de Cartazes sobre a Natureza

Os alunos podem criar cartazes que promovam a preservação da natureza e a importância da sustentabilidade. Essa atividade estimula a expressão artística e a conscientização ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a produção de obras de arte.

8. Jogo de Tabuleiro sobre Sustentabilidade

Desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre práticas sustentáveis e os impactos das ações humanas no meio ambiente. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a colaboração, conectando-se à habilidade BNCC EF02CI06, que envolve a resolução de problemas.

9. Plantio de Árvores na Comunidade

Organizar um dia de plantio de árvores na comunidade, onde os alunos podem entender a importância das árvores para o ecossistema. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI07, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

10. Criação de um Diário Ecológico

Os alunos podem manter um diário ecológico, registrando suas observações sobre a natureza e as práticas sustentáveis que adotam no dia a dia. Essa atividade incentiva a reflexão e a autoavaliação, conectando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos.