15 Ideias de Atividades (BNCC) subtração com recurso

1. Jogo da Subtração com Cartas

Utilize um baralho comum para criar um jogo de subtração. Os alunos devem retirar duas cartas e subtrair o valor da segunda da primeira. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a prática da subtração de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF02MA06.

2. Atividade de Subtração com Material Dourado

Utilize o material dourado para representar números e realizar subtrações. Os alunos podem manipular as unidades e as dezenas, facilitando a compreensão do conceito de subtração. Habilidade BNCC: EF02MA06.

3. Quebra-Cabeça de Subtração

Crie um quebra-cabeça onde cada peça representa uma subtração. Os alunos devem resolver as operações para montar o quebra-cabeça corretamente. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF02MA06.

4. Jogo da Memória com Subtração

Desenvolva um jogo da memória onde as cartas possuem operações de subtração e suas respectivas respostas. Os alunos devem encontrar os pares corretos, reforçando o aprendizado de forma divertida. Habilidade BNCC: EF02MA06.

5. Subtração com Desenhos

Pede-se aos alunos que desenhem situações que envolvam subtração, como “se eu tenho 10 maçãs e como 3, quantas sobram?”. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática da subtração. Habilidade BNCC: EF02MA06.

6. Contagem Regressiva

Realize uma contagem regressiva em sala de aula, onde os alunos devem subtrair um número a cada contagem. Por exemplo, começando de 20 e subtraindo 1 até chegar a 0. Essa atividade ajuda na familiarização com a subtração. Habilidade BNCC: EF02MA06.

7. Subtração com Jogos Digitais

Utilize plataformas digitais que oferecem jogos de matemática focados em subtração. Os alunos podem praticar de forma interativa e competitiva, o que aumenta o engajamento. Habilidade BNCC: EF02MA06.

8. Atividade de Subtração com Grupos

Divida a turma em grupos e proponha desafios de subtração, onde cada grupo deve resolver um conjunto de problemas. Isso incentiva a colaboração e a troca de ideias entre os alunos. Habilidade BNCC: EF02MA06.

9. Subtração em Contexto

Crie situações do cotidiano que envolvam subtração, como “se temos 15 alunos e 5 faltaram, quantos estão presentes?”. Essa abordagem contextualiza a matemática e a torna mais relevante. Habilidade BNCC: EF02MA06.

10. Subtração com Música

Desenvolva uma canção que inclua operações de subtração. Os alunos podem criar letras que envolvam subtrações e apresentá-las em sala. Essa atividade une música e matemática, facilitando a memorização. Habilidade BNCC: EF02MA06.

11. Subtração com Jogos de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver operações de subtração corretamente. Essa atividade promove a competição saudável e a prática da subtração. Habilidade BNCC: EF02MA06.

12. Subtração com Histórias em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem histórias em quadrinhos que envolvam subtrações. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de reforçar o conceito matemático. Habilidade BNCC: EF02MA06.

13. Atividade de Subtração com Objetos Reais

Utilize objetos reais, como brinquedos ou frutas, para realizar subtrações. Os alunos podem contar e subtrair fisicamente, facilitando a compreensão do conceito. Habilidade BNCC: EF02MA06.

14. Subtração em Duplas

Proponha que os alunos trabalhem em duplas para resolver problemas de subtração. Essa atividade incentiva a discussão e a troca de estratégias entre os alunos. Habilidade BNCC: EF02MA06.

15. Subtração com Aplicativos Educacionais

Incentive o uso de aplicativos educacionais que ensinam subtração. Os alunos podem praticar em casa e acompanhar seu progresso, tornando o aprendizado mais dinâmico. Habilidade BNCC: EF02MA06.