15 Ideias de Atividades (BNCC) substantivo simples e composto 4º ano

1. Jogo de Palavras com Substantivos Simples e Compostos

Os alunos podem participar de um jogo de palavras onde devem identificar e classificar substantivos simples e compostos. Para isso, o professor pode criar cartões com diferentes palavras e pedir que os alunos as organizem em duas colunas: uma para substantivos simples e outra para compostos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a identificação e a classificação de palavras.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos devem criar histórias em quadrinhos utilizando substantivos simples e compostos. O professor pode fornecer um tema e os alunos devem desenvolver a narrativa, garantindo a inclusão de pelo menos cinco substantivos compostos e cinco simples. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP06, que incentiva a produção de textos com diferentes gêneros.

3. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem participar de um caça-palavras que contenha substantivos simples e compostos relacionados a um tema específico, como animais ou alimentos. Após encontrarem as palavras, devem escrever frases utilizando cada um dos substantivos encontrados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes tipos de textos.

4. Produção de Cartazes

Nesta atividade, os alunos devem criar cartazes que apresentem substantivos simples e compostos de um determinado tema, como a natureza ou a cidade. Eles devem ilustrar e escrever frases que exemplifiquem o uso dos substantivos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP08, que trata da produção de textos com diferentes finalidades.

5. Jogo da Memória

Os alunos podem jogar um jogo da memória onde as cartas contêm substantivos simples e compostos. O objetivo é encontrar os pares correspondentes e, ao encontrá-los, o aluno deve usar a palavra em uma frase. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a identificação de palavras e suas classificações.

6. Entrevista com um Colega

Os alunos podem realizar entrevistas entre si, onde devem fazer perguntas que envolvam substantivos simples e compostos. Após a entrevista, cada aluno deve apresentar seu colega à turma, utilizando os substantivos coletados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP06, que incentiva a produção oral e escrita.

7. Criação de Poemas

Nesta atividade, os alunos devem escrever poemas que incluam substantivos simples e compostos. O professor pode sugerir um tema e os alunos devem explorar a criatividade, garantindo a diversidade de substantivos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção de textos poéticos.

8. Desenho e Descrição

Os alunos devem desenhar uma cena que represente um tema específico e, em seguida, escrever uma descrição utilizando substantivos simples e compostos. Essa atividade permite que os alunos pratiquem a escrita descritiva e se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP08, que trata da produção de textos descritivos.

9. Bingo de Substantivos

Os alunos podem jogar bingo utilizando substantivos simples e compostos. O professor pode criar cartelas com diferentes palavras e, ao chamar as palavras, os alunos devem marcar em suas cartelas. Ao completar uma linha, devem usar as palavras em frases. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a identificação de palavras.

10. Criação de Dicionário Ilustrado

Os alunos podem criar um dicionário ilustrado com substantivos simples e compostos. Cada aluno deve escolher um número de palavras, desenhar e escrever suas definições. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP06, que incentiva a pesquisa e a produção de textos informativos.