15 Ideias de Atividades (BNCC) substantivo simples e composto

1. Jogo de Cartas: Substantivos Simples e Compostos

Crie um jogo de cartas onde cada carta contenha um substantivo simples ou composto. Os alunos devem se revezar para identificar e classificar os substantivos, explicando suas características. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade, incentivando a participação ativa dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com substantivos simples e compostos relacionados a um tema específico, como animais ou alimentos. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, criar frases utilizando cada substantivo encontrado. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Produção de Texto com Substantivos

Peça aos alunos que escrevam um pequeno texto ou história utilizando uma lista de substantivos simples e compostos. Após a produção, os alunos podem compartilhar suas histórias em grupos, promovendo a troca de ideias e a análise dos substantivos utilizados. Habilidade BNCC: EF15LP04.

4. Mapa Mental de Substantivos

Os alunos devem criar um mapa mental que categorize substantivos simples e compostos. Eles podem usar cores diferentes para cada categoria e incluir exemplos visuais. Essa atividade estimula a criatividade e a organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP05.

5. Bingo de Substantivos

Organize um jogo de bingo onde as cartelas contenham substantivos simples e compostos. O professor irá chamar os substantivos e os alunos devem marcar em suas cartelas. O primeiro a completar uma linha deve ler os substantivos e classificá-los. Habilidade BNCC: EF15LP06.

6. Descrição de Imagens

Apresente imagens variadas e peça aos alunos que descrevam o que veem, utilizando substantivos simples e compostos. Essa atividade ajuda a desenvolver a observação e a capacidade de descrição, além de enriquecer o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP07.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que inclua substantivos simples e compostos. Essa atividade permite que eles explorem a narrativa visual e a linguagem escrita de forma lúdica e criativa. Habilidade BNCC: EF15LP08.

8. Jogo da Memória com Substantivos

Crie um jogo da memória onde as cartas contenham substantivos simples e compostos. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazê-lo, explicar o significado de cada substantivo. Essa atividade promove a memorização e a compreensão. Habilidade BNCC: EF15LP09.

9. Entrevista com Substantivos

Os alunos devem realizar entrevistas uns com os outros, utilizando substantivos simples e compostos nas perguntas. Após a atividade, eles podem apresentar suas descobertas para a turma, desenvolvendo habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP10.

10. Criação de Poemas

Proponha que os alunos escrevam poemas utilizando substantivos simples e compostos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos brinquem com as palavras. Habilidade BNCC: EF15LP11.

11. Roda de Leitura

Organize uma roda de leitura onde os alunos leem textos que contenham substantivos simples e compostos. Após a leitura, eles devem identificar e discutir os substantivos encontrados, promovendo a análise crítica do texto. Habilidade BNCC: EF15LP12.

12. Jogo de Adivinhação

Os alunos devem pensar em um substantivo simples ou composto e dar dicas para que os colegas adivinhem qual é. Essa atividade estimula o raciocínio e a criatividade, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP13.

13. Criação de Cartazes

Peça aos alunos que criem cartazes ilustrativos que apresentem substantivos simples e compostos, incluindo definições e exemplos. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP14.

14. Debate sobre Substantivos

Organize um debate onde os alunos devem defender a importância de substantivos simples e compostos em diferentes contextos. Essa atividade desenvolve habilidades argumentativas e de oratória, além de aprofundar o conhecimento sobre o tema. Habilidade BNCC: EF15LP15.

15. Criação de Dicionário Ilustrado

Os alunos devem criar um dicionário ilustrado com substantivos simples e compostos, incluindo imagens e definições. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de ser uma ótima ferramenta de consulta. Habilidade BNCC: EF15LP16.