15 Ideias de Atividades (BNCC) substantivo primitivo e derivado 4º ano

1. Jogo de Palavras: Substantivos Primitivos e Derivados

Os alunos podem participar de um jogo de palavras onde devem identificar substantivos primitivos e seus derivados. O professor pode criar cartões com palavras e os alunos devem agrupá-las corretamente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a identificação e a classificação de palavras em diferentes categorias.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem criar histórias em quadrinhos utilizando substantivos primitivos e derivados. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conteúdo, permitindo que os alunos demonstrem sua compreensão. A habilidade EF15LP03 é abordada, pois envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Caça-Palavras Temático

Um caça-palavras pode ser elaborado com substantivos primitivos e derivados. Os alunos devem encontrar as palavras escondidas e, em seguida, classificá-las. Essa atividade promove a identificação e a diferenciação entre os tipos de substantivos, alinhando-se à habilidade EF15LP01.

4. Mapa Conceitual de Substantivos

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione substantivos primitivos e derivados. Essa atividade ajuda a visualizar as conexões entre as palavras e a entender suas origens. A habilidade EF15LP04 é trabalhada, pois envolve a organização de informações de forma clara e lógica.

5. Produção de Poemas

Os estudantes podem escrever poemas utilizando substantivos primitivos e derivados. Essa atividade estimula a expressão artística e a aplicação do conhecimento linguístico. A habilidade EF15LP05 é abordada, pois envolve a produção de textos poéticos e criativos.

6. Jogo da Memória

Um jogo da memória pode ser criado com pares de substantivos primitivos e derivados. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a identificação de palavras.

7. Atividade de Classificação

Os alunos podem receber uma lista de palavras e devem classificá-las em substantivos primitivos e derivados. Essa atividade ajuda a reforçar o conhecimento sobre as características de cada tipo de substantivo. A habilidade EF15LP01 é trabalhada, pois envolve a classificação de palavras.

8. Criação de Cartazes

Os estudantes podem criar cartazes ilustrativos que apresentem exemplos de substantivos primitivos e derivados. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a apresentação oral. A habilidade EF15LP03 é abordada, pois envolve a produção de textos informativos.

9. Jogo de Adivinhação

Os alunos podem participar de um jogo de adivinhação onde um estudante descreve um substantivo e os outros devem adivinhar se é primitivo ou derivado. Essa atividade promove o raciocínio e a argumentação, alinhando-se à habilidade EF15LP04.

10. Produção de Vídeos

Os estudantes podem produzir vídeos curtos explicando a diferença entre substantivos primitivos e derivados, utilizando exemplos do cotidiano. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação, abordando a habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos multimídia.