15 Ideias de Atividades (BNCC) substantivo 3º ano

1. Jogo dos Substantivos

Os alunos devem participar de um jogo em que cada um traz um substantivo e, em seguida, os colegas devem classificá-los em substantivos comuns e próprios. Essa atividade promove a interação e a compreensão das categorias dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias

Os alunos devem criar uma história utilizando um conjunto de substantivos fornecidos pelo professor. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento sobre substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras de Substantivos

Elabore um caça-palavras com substantivos que os alunos devem encontrar. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica e divertida. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Cartazes de Substantivos

Os alunos devem criar cartazes ilustrativos com substantivos de diferentes categorias, como animais, objetos e lugares. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Bingo dos Substantivos

Organize um bingo onde os alunos devem marcar os substantivos que o professor vai chamando. Essa atividade é uma forma divertida de revisar o conteúdo aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Substantivos em Poemas

Os alunos devem escrever poemas que incluam uma variedade de substantivos. Essa atividade ajuda a desenvolver a sensibilidade literária e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com cartões que contenham substantivos e suas definições. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que reforça o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Entrevista com Substantivos

Os alunos devem realizar entrevistas fictícias com personagens que representem substantivos, como um cachorro ou uma árvore. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Substantivos em Quadrinhos

Os alunos devem criar tirinhas ou quadrinhos que utilizem substantivos de forma criativa. Essa atividade incentiva a expressão artística e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Mapa Conceitual de Substantivos

Os alunos devem elaborar um mapa conceitual que relacione diferentes tipos de substantivos e exemplos. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP10.