15 Ideias de Atividades (BNCC) sólidos geométricos 4º ano

1. Construindo Sólidos Geométricos com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem coletar materiais recicláveis, como garrafas PET, caixas de papelão e copos descartáveis, para construir sólidos geométricos. A proposta é que cada aluno ou grupo de alunos escolha um sólido específico, como cubo, pirâmide ou esfera, e utilize os materiais para criar uma representação tridimensional. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA10, que envolve a identificação e a construção de sólidos geométricos.

2. Jogo da Memória com Figuras de Sólidos

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando figuras de sólidos geométricos. Cada par deve conter uma imagem do sólido e sua respectiva nomenclatura. Essa atividade estimula a memorização e a identificação dos sólidos, além de promover a interação entre os alunos. A habilidade BNCC EF02MA09 é trabalhada aqui, pois envolve a identificação de formas geométricas em diferentes contextos.

3. Desenho e Rotulação de Sólidos Geométricos

Os alunos devem desenhar diferentes sólidos geométricos em uma folha de papel e rotulá-los corretamente. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre as características de cada sólido, como faces, arestas e vértices. A habilidade BNCC EF02MA09 é abordada, pois envolve a representação e a identificação de formas geométricas.

4. Exploração de Sólidos no Ambiente Escolar

Os alunos serão incentivados a explorar o ambiente escolar em busca de sólidos geométricos presentes no dia a dia, como mesas (paralelepípedos) e lixeiras (cilindros). Após a exploração, cada aluno deve apresentar suas descobertas para a turma, relacionando-as com os sólidos estudados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA10, que envolve a identificação de sólidos geométricos no cotidiano.

5. Criação de um Mapa Conceitual sobre Sólidos Geométricos

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione os diferentes sólidos geométricos, suas características e exemplos do cotidiano. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização do conhecimento. A habilidade BNCC EF02MA09 é trabalhada, pois envolve a representação e a classificação de formas geométricas.

6. Montagem de Sólidos com Palitos e Bolinhas de Isopor

Utilizando palitos de picolé e bolinhas de isopor, os alunos devem montar diferentes sólidos geométricos. Essa atividade prática permite que os alunos visualizem a estrutura tridimensional dos sólidos e compreendam melhor suas características. A habilidade BNCC EF02MA10 é abordada, pois envolve a construção de sólidos geométricos.

7. Pesquisa sobre Sólidos Geométricos na Arquitetura

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre como os sólidos geométricos são utilizados na arquitetura, buscando exemplos de edifícios e estruturas que possuem formas geométricas. Após a pesquisa, cada aluno pode apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA09, que envolve a identificação de formas geométricas em diferentes contextos.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos com Sólidos Geométricos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que incluam sólidos geométricos como personagens ou elementos da trama. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação do conhecimento de forma lúdica. A habilidade BNCC EF02MA09 é trabalhada, pois envolve a representação e a identificação de formas geométricas.

9. Jogo de Classificação de Sólidos Geométricos

Os alunos devem participar de um jogo em que precisam classificar diferentes sólidos geométricos de acordo com suas características, como número de faces, arestas e vértices. Essa atividade promove a interação e o aprendizado colaborativo. A habilidade BNCC EF02MA10 é abordada, pois envolve a identificação e a classificação de sólidos geométricos.

10. Criação de um Vídeo Educativo sobre Sólidos Geométricos

Os alunos podem se dividir em grupos e criar um vídeo educativo que explique as características dos sólidos geométricos. Eles devem incluir exemplos do cotidiano e explicar a importância desses sólidos. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade. A habilidade BNCC EF02MA09 é trabalhada, pois envolve a representação e a identificação de formas geométricas.