15 Ideias de Atividades (BNCC) solidariedade educação infantil

1. Campanha do Agasalho

Organizar uma campanha do agasalho na escola é uma excelente forma de ensinar as crianças sobre solidariedade. Os alunos podem arrecadar roupas e cobertores para doação a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa atividade pode ser acompanhada pela habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a prática de ações de solidariedade e cidadania.

2. Cartões de Mensagens Positivas

Os alunos podem criar cartões com mensagens positivas e de incentivo para serem entregues a colegas ou pessoas da comunidade. Essa atividade estimula a empatia e a amizade, além de desenvolver a habilidade de escrita e expressão, conforme a habilidade BNCC EF15LP02.

3. Feira de Trocas

Promover uma feira de trocas onde as crianças podem trocar brinquedos ou livros que não utilizam mais é uma ótima maneira de ensinar sobre a importância da reutilização e do compartilhamento. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que trata da valorização da cultura de troca e do consumo consciente.

4. Visita a um Asilo

Organizar uma visita a um asilo ou casa de repouso é uma atividade que proporciona às crianças a oportunidade de interagir com os idosos, aprendendo sobre respeito e cuidado. Os alunos podem levar pequenos presentes ou fazer uma apresentação, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a convivência e o respeito entre diferentes gerações.

5. Projeto de Jardinagem Comunitária

Iniciar um projeto de jardinagem na escola ou na comunidade ensina as crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e a colaboração. Os alunos podem plantar flores ou hortas e cuidar delas juntos, promovendo a habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a prática de ações que beneficiam a coletividade.

6. Contação de Histórias Solidárias

Realizar sessões de contação de histórias que abordem temas de solidariedade e empatia pode ser uma forma lúdica de ensinar valores importantes. Os alunos podem participar ativamente, encenando as histórias, o que se alinha à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a interpretação e a criação de narrativas.

7. Coleta de Alimentos

Organizar uma coleta de alimentos não perecíveis para doação a famílias carentes é uma atividade que promove a solidariedade e a responsabilidade social. Os alunos podem aprender sobre a importância de ajudar o próximo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15ET01, que trata da ética e da cidadania.

8. Oficina de Brinquedos Sustentáveis

Realizar uma oficina onde as crianças possam criar brinquedos a partir de materiais recicláveis é uma forma de ensinar sobre sustentabilidade e criatividade. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação e a valorização de produtos artísticos e sustentáveis.

9. Dia da Solidariedade

Instituir um “Dia da Solidariedade” na escola, onde os alunos realizam diversas atividades voltadas para ajudar a comunidade, como limpeza de praças ou visitas a instituições de caridade, pode ser uma experiência enriquecedora. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI02, que aborda a importância da participação social.

10. Mural da Solidariedade

Criar um mural na escola onde os alunos possam deixar mensagens de apoio e incentivo uns aos outros é uma maneira de promover um ambiente escolar mais solidário. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos e a comunicação interpessoal.