15 Ideias de Atividades (BNCC) sociologia

1. Debate sobre Direitos Humanos

Organizar um debate em sala de aula sobre os direitos humanos, abordando temas como igualdade, liberdade e dignidade. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos a favor e contra diferentes perspectivas. Essa atividade desenvolve a habilidade de argumentação e o respeito às opiniões divergentes. Habilidade BNCC: EM13CHS101.

2. Análise de Documentos Históricos

Os alunos podem analisar documentos históricos que tratam de questões sociais, como a Constituição de 1988 ou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A atividade deve incluir a interpretação do texto e a discussão sobre seu impacto na sociedade atual. Habilidade BNCC: EM13CHS102.

3. Criação de Campanha de Conscientização

Propor aos alunos a criação de uma campanha de conscientização sobre um tema social relevante, como a violência contra a mulher ou a preservação do meio ambiente. Eles devem desenvolver materiais gráficos e um plano de ação para disseminar a campanha na escola. Habilidade BNCC: EM13CHS103.

4. Estudo de Caso: Desigualdade Social

Realizar um estudo de caso sobre a desigualdade social em uma comunidade local. Os alunos devem coletar dados, entrevistar moradores e apresentar suas conclusões em um relatório. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica. Habilidade BNCC: EM13CHS104.

5. Simulação de Assembleia Legislativa

Promover uma simulação de uma assembleia legislativa onde os alunos representam diferentes partidos e debatem propostas de leis. Essa atividade ajuda a entender o funcionamento do sistema político e a importância da participação cidadã. Habilidade BNCC: EM13CHS105.

6. Mapa da Diversidade Cultural

Os alunos devem criar um mapa que represente a diversidade cultural do Brasil, incluindo etnias, tradições e costumes. Essa atividade pode ser feita em grupos e deve incluir pesquisa e apresentação oral. Habilidade BNCC: EM13CHS106.

7. Entrevista com um Ativista Social

Convidar um ativista social para falar sobre sua experiência e desafios enfrentados na luta por direitos. Os alunos podem preparar perguntas e, após a palestra, discutir o que aprenderam. Habilidade BNCC: EM13CHS107.

8. Produção de Podcast sobre Temas Sociais

Os alunos podem criar um podcast abordando temas sociais relevantes, como racismo, homofobia ou inclusão. Eles devem pesquisar, gravar e editar o conteúdo, desenvolvendo habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidade BNCC: EM13CHS108.

9. Projeto de Voluntariado

Incentivar os alunos a desenvolver um projeto de voluntariado em uma instituição de caridade ou comunidade carente. Eles devem planejar, executar e refletir sobre a experiência, promovendo a empatia e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: EM13CHS109.

10. Análise de Mídia e Fake News

Realizar uma atividade de análise crítica de notícias e informações veiculadas na mídia, discutindo a importância da verificação de fontes e o impacto das fake news na sociedade. Habilidade BNCC: EM13CHS110.

11. Criação de um Blog sobre Cidadania

Os alunos podem criar um blog onde compartilham artigos, entrevistas e reflexões sobre cidadania e direitos sociais. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e a expressão de opiniões. Habilidade BNCC: EM13CHS111.

12. Estudo sobre Movimentos Sociais

Os alunos devem pesquisar e apresentar sobre diferentes movimentos sociais, como o movimento negro, feminista ou LGBTQIA+. A atividade deve incluir a análise de suas conquistas e desafios. Habilidade BNCC: EM13CHS112.

13. Jogo de Perguntas e Respostas sobre História Social

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a história social do Brasil, abordando temas como escravidão, imigração e direitos trabalhistas. Essa atividade pode ser realizada em grupos e estimula o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EM13CHS113.

14. Criação de um Documentário

Os alunos podem produzir um documentário sobre um tema social de sua escolha, utilizando entrevistas, imagens e narrações. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa, planejamento e edição de vídeo. Habilidade BNCC: EM13CHS114.

15. Discussão sobre Ética e Moral

Promover uma discussão sobre ética e moral, onde os alunos devem refletir sobre dilemas éticos contemporâneos e suas implicações sociais. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EM13CHS115.