15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre sílabas para alfabetização

1. Jogo da Memória de Sílaba

Crie um jogo da memória utilizando cartões com sílabas e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares corretos, associando a sílaba à imagem correspondente. Essa atividade desenvolve a percepção auditiva e visual, além de estimular a memória. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Sílaba

Elabore um caça-palavras com palavras que contenham sílabas específicas. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, formar novas palavras utilizando as sílabas encontradas. Essa atividade ajuda na identificação de sílabas e na formação de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Bingo de Sílaba

Prepare cartelas de bingo com sílabas. O professor chama as sílabas e os alunos marcam em suas cartelas. O primeiro a completar uma linha grita “bingo”. Essa atividade é divertida e promove a atenção e a rapidez na identificação das sílabas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Montagem de Palavras com Sílaba

Forneça sílabas recortadas em papel e peça aos alunos que montem palavras. Eles podem trabalhar em grupos, criando palavras diferentes e apresentando-as para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Rimas com Sílaba

Proponha uma atividade de criação de rimas utilizando sílabas. Os alunos devem formar pares de palavras que rimem e que contenham as sílabas trabalhadas. Essa atividade desenvolve a consciência fonológica e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Histórias em Quadrinhos com Sílaba

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos utilizando palavras que contenham sílabas específicas. Eles podem desenhar e escrever os diálogos, promovendo a escrita e a leitura de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Música das Sílaba

Utilize músicas conhecidas e peça aos alunos para identificar as sílabas das palavras. Depois, eles podem criar uma nova letra para a música, utilizando as sílabas trabalhadas. Essa atividade une música e linguagem, tornando o aprendizado mais divertido. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Sílaba em Movimento

Crie uma atividade em que os alunos devem se movimentar conforme as sílabas que o professor fala. Por exemplo, ao ouvir a sílaba “ma”, eles devem dar um passo à frente. Essa atividade promove a associação entre movimento e aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Cartazes de Sílaba

Os alunos podem criar cartazes com palavras que contenham sílabas específicas. Eles devem ilustrar e apresentar os cartazes para a turma, promovendo a oralidade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo do Silabário

Utilize um silabário e proponha um jogo onde os alunos devem formar palavras a partir das sílabas apresentadas. Eles podem competir em grupos para ver quem consegue formar mais palavras. Essa atividade reforça o conhecimento das sílabas e a formação de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Sílaba e Desenho

Peça aos alunos que desenhem objetos que começam com sílabas específicas. Após o desenho, eles devem apresentar o trabalho e falar sobre a sílaba utilizada. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Sílaba e Palavras Cruzadas

Crie palavras cruzadas utilizando sílabas. Os alunos devem preencher as palavras cruzadas com as sílabas corretas, desenvolvendo o raciocínio lógico e a associação de sílabas. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Sílaba em Histórias

Os alunos devem criar uma história utilizando um número específico de sílabas. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias, além de reforçar a compreensão das sílabas. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Sílaba e Teatro

Proponha uma atividade de teatro onde os alunos devem encenar pequenas peças utilizando palavras que contenham sílabas específicas. Essa atividade promove a oralidade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Sílaba e Tecnologia

Utilize aplicativos educativos que trabalhem com sílabas. Os alunos podem interagir com jogos e atividades online, tornando o aprendizado mais dinâmico e atraente. Habilidade BNCC: EF15LP15.