15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre violência na escola

1. Debate sobre Violência na Escola

Organizar um debate em sala de aula sobre diferentes formas de violência que ocorrem no ambiente escolar. Os alunos podem ser divididos em grupos para discutir temas como bullying, violência física e emocional, e a importância do respeito mútuo. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EF15LP05), que aborda a argumentação e a defesa de pontos de vista.

2. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que abordem a temática da violência escolar, utilizando dados estatísticos e mensagens de conscientização. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover a reflexão sobre o tema. A habilidade BNCC (EF15AR02) pode ser aplicada, pois envolve a produção de obras artísticas com propósito social.

3. Roda de Conversa com Profissionais

Convidar psicólogos ou assistentes sociais para uma roda de conversa com os alunos sobre as consequências da violência na escola. Essa atividade permite que os alunos compreendam melhor o impacto emocional e psicológico da violência, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15PS01), que trata da compreensão de temas sociais e emocionais.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos curtos que abordem a violência escolar e suas consequências. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a utilização de tecnologias, além de desenvolver a habilidade de comunicação. A habilidade BNCC (EF15LP06) é pertinente, pois envolve a produção de textos multimídia.

5. Jogo de Simulação de Conflitos

Realizar uma atividade de simulação onde os alunos representam diferentes papéis em uma situação de conflito. Essa dinâmica ajuda os alunos a entenderem as diferentes perspectivas e a importância da empatia. A habilidade BNCC (EF15EF03) se relaciona com a resolução de conflitos e a promoção da paz.

6. Criação de um Blog sobre Violência Escolar

Os alunos podem criar um blog onde compartilham textos, vídeos e reflexões sobre a violência na escola. Essa atividade promove a escrita e a pesquisa, além de permitir que os alunos expressem suas opiniões. A habilidade BNCC (EF15LP07) é relevante, pois envolve a produção de textos para diferentes mídias.

7. Análise de Casos Reais

Estudar casos reais de violência escolar e discutir as possíveis soluções em sala de aula. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a análise de situações complexas. A habilidade BNCC (EF15LP04) pode ser aplicada, pois envolve a interpretação de textos e contextos sociais.

8. Teatro do Oprimido

Utilizar a técnica do Teatro do Oprimido para que os alunos encenem situações de violência e proponham soluções. Essa atividade promove a reflexão e a empatia, além de desenvolver habilidades de expressão corporal. A habilidade BNCC (EF15AR03) é pertinente, pois envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

9. Pesquisa sobre Políticas de Combate à Violência

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as políticas públicas existentes para combater a violência nas escolas. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica, além de promover a cidadania. A habilidade BNCC (EF15CI01) se relaciona com a compreensão de temas sociais e políticos.

10. Criação de um Código de Conduta

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um código de conduta que promova o respeito e a convivência pacífica na escola. Essa atividade estimula a colaboração e a responsabilidade social. A habilidade BNCC (EF15EF01) é relevante, pois envolve a construção de normas e valores para a convivência em grupo.