15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre vegetação 3º ano

1. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário. Essa atividade permite que eles aprendam sobre as características das plantas, como formato, cor e textura. Além disso, os estudantes podem pesquisar sobre a vegetação local e registrar informações sobre cada espécie, desenvolvendo a habilidade EF02CI03 da BNCC, que aborda a observação e descrição de seres vivos.

2. Mapa da Vegetação

Os alunos podem criar um mapa da vegetação da escola ou da comunidade, identificando diferentes tipos de plantas e suas características. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a pesquisa, além de promover a habilidade EF02GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas e gráficos.

3. Experimentos com Germinação

Realizar experimentos de germinação de sementes em sala de aula é uma excelente forma de ensinar sobre o ciclo de vida das plantas. Os alunos podem observar o crescimento das plantas ao longo do tempo, registrando suas observações em um diário. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI04, que trata da observação de fenômenos naturais.

4. Teatro das Plantas

Os alunos podem criar uma peça de teatro onde cada um representa uma planta ou um ecossistema. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover a habilidade EF15AR01, que envolve a expressão artística e a apreciação de diferentes formas de arte.

5. Jogo da Memória da Vegetação

Desenvolver um jogo da memória com imagens de diferentes tipos de vegetação e suas características é uma forma divertida de aprender. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a habilidade EF02LP02, que envolve a leitura e interpretação de textos e imagens.

6. Visita a um Parque ou Jardim Botânico

Organizar uma visita a um parque ou jardim botânico permite que os alunos vejam diferentes tipos de vegetação em seu habitat natural. Durante a visita, eles podem fazer anotações e desenhos, desenvolvendo a habilidade EF02CI05, que aborda a observação e registro de fenômenos naturais.

7. Montagem de um Terrário

Os alunos podem montar um terrário em sala de aula, aprendendo sobre os diferentes tipos de plantas que podem ser cultivadas em ambientes fechados. Essa atividade ajuda a entender as necessidades das plantas e está alinhada com a habilidade EF02CI06, que trata da relação entre os seres vivos e o ambiente.

8. Criação de um Diário da Natureza

Os alunos podem manter um diário da natureza, registrando suas observações sobre a vegetação ao longo das semanas. Essa atividade estimula a escrita e a observação, promovendo a habilidade EF02LP01, que envolve a produção de textos.

9. Pintura de Paisagens Naturais

Os alunos podem realizar uma atividade de pintura onde eles representam paisagens naturais com diferentes tipos de vegetação. Essa atividade promove a expressão artística e está alinhada com a habilidade EF15AR02, que envolve a criação e apreciação de obras de arte.

10. Pesquisa sobre Plantas Medicinais

Os alunos podem pesquisar sobre plantas medicinais, suas propriedades e usos. Essa atividade pode culminar em uma apresentação para a turma, desenvolvendo a habilidade EF02CI07, que trata da pesquisa e apresentação de informações científicas.