15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre variação linguística 5º ano

1. Jogo das Variedades Linguísticas

Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com diferentes expressões regionais. Cada grupo deve pesquisar a origem e o significado das expressões, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP12, que aborda a diversidade linguística e cultural do Brasil.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos criarão histórias em quadrinhos utilizando diferentes variantes linguísticas. Eles devem escolher uma situação cotidiana e representá-la em quadrinhos, incorporando expressões típicas de diferentes regiões do Brasil. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP13, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos.

3. Debate sobre Linguagem e Identidade

Os alunos participarão de um debate sobre como a variação linguística influencia a identidade cultural. Cada aluno deve trazer exemplos de como a linguagem varia em diferentes contextos sociais. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP14, que discute a relação entre linguagem e identidade.

4. Análise de Letras de Músicas

Os alunos escolherão letras de músicas que apresentam variações linguísticas e analisarão o uso de gírias e expressões regionais. Em seguida, discutirão como esses elementos refletem a cultura local. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP15, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

5. Entrevistas com Familiares

Nesta atividade, os alunos entrevistarão familiares sobre como a linguagem mudou ao longo do tempo em suas vidas. Eles devem registrar as respostas e apresentar as variações encontradas. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP16, que incentiva a pesquisa e a valorização da história oral.

6. Criação de um Dicionário Regional

Os alunos criarão um dicionário com palavras e expressões típicas de sua região. Eles devem incluir definições e exemplos de uso. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP17, que promove a valorização da diversidade linguística.

7. Jogo de Adivinhação de Palavras

Os alunos participarão de um jogo de adivinhação onde devem descobrir palavras em diferentes variantes linguísticas a partir de definições ou sinônimos. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP18, que envolve o reconhecimento de diferentes formas de expressão linguística.

8. Produção de Vídeos sobre Variação Linguística

Os alunos produzirão vídeos curtos explicando as variações linguísticas que encontraram em suas pesquisas. Eles devem apresentar exemplos e discutir a importância da diversidade linguística. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP19, que incentiva o uso de tecnologias na produção de textos.

9. Mapa da Linguagem

Os alunos criarão um mapa que represente as diferentes variantes linguísticas do Brasil, incluindo exemplos de expressões e palavras de cada região. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP20, que promove a compreensão da diversidade cultural e linguística do país.

10. Oficina de Escrita Criativa

Nesta oficina, os alunos escreverão contos ou poesias utilizando diferentes variantes linguísticas. Eles devem explorar a sonoridade e o ritmo das palavras, refletindo sobre como a linguagem pode variar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP21, que estimula a criatividade na produção textual.