15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre valores humanos na escola

1. Roda de Conversa sobre Empatia

Organizar uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar experiências relacionadas à empatia. Os alunos devem ser incentivados a contar situações em que se sentiram compreendidos ou que ajudaram alguém a se sentir melhor. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF12LP01, que aborda a importância da empatia nas relações interpessoais.

2. Jogo de Papéis: Respeito às Diferenças

Promover um jogo de papéis onde os alunos assumem diferentes personagens que representam diversas culturas e realidades sociais. Após a atividade, os alunos devem discutir como se sentiram em seus papéis e a importância do respeito às diferenças. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF12CI01, que trata da valorização da diversidade.

3. Projeto de Voluntariado

Desenvolver um projeto de voluntariado em que os alunos possam se envolver em ações sociais, como visitas a asilos ou instituições de caridade. Essa atividade promove valores como solidariedade e compaixão, alinhando-se à habilidade BNCC EF12EF01, que enfatiza a importância da cidadania e do engajamento social.

4. Criação de um Mural de Valores

Os alunos podem criar um mural coletivo onde cada um traz um valor humano que considera importante, como honestidade, respeito ou amizade. Essa atividade estimula a reflexão sobre os valores e sua aplicação no cotidiano, conectando-se à habilidade BNCC EF12AR01, que incentiva a expressão de ideias e sentimentos.

5. Debate sobre Justiça e Injustiça

Realizar um debate em sala de aula sobre casos de justiça e injustiça que os alunos conhecem, seja em notícias ou em suas comunidades. Essa atividade promove o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade BNCC EF12LP02, que trata da construção de argumentos e do respeito ao outro.

6. Contação de Histórias sobre Valores

Convidar um contador de histórias para compartilhar narrativas que abordem valores humanos. Após a contação, os alunos podem discutir as lições aprendidas e como aplicá-las em suas vidas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF12LP03, que enfatiza a interpretação e a análise de diferentes narrativas.

7. Dinâmica do “Eu Sou” para Autoconhecimento

Promover uma dinâmica onde cada aluno deve se apresentar e compartilhar um valor que considera importante em sua vida. Essa atividade estimula o autoconhecimento e a valorização do outro, alinhando-se à habilidade BNCC EF12EF02, que trata da construção da identidade e do respeito às diferenças.

8. Criação de Cartazes sobre Direitos Humanos

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes que abordem os direitos humanos, destacando a importância de cada um deles. Essa atividade promove a conscientização sobre cidadania e direitos, conectando-se à habilidade BNCC EF12CI02, que enfatiza a importância dos direitos e deveres na sociedade.

9. Oficina de Música e Valores

Realizar uma oficina de música onde os alunos possam compor letras que falem sobre valores humanos, como amor, paz e amizade. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF12AR02, que trata da produção artística e cultural.

10. Reflexão sobre o Papel da Família

Promover uma atividade onde os alunos possam refletir sobre o papel da família na formação de valores. Eles podem criar um desenho ou uma redação sobre como a família influencia suas atitudes e comportamentos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF12EF03, que aborda a importância da família na formação da identidade e dos valores.